O avançado internacional italiano Mario Balotelli desculpou-se hoje pelos comentários colocados na rede social Instagram, nos quais procurava combater o racismo no futebol, mas utilizando para isso estereótipos de cariz racista e antissemita.

“Peço desculpa se ofendi alguém”, escreveu Balotelli na sua conta pessoal no Twitter, depois de a Federação Inglesa de Futebol ter aberto um inquérito, que pode custar ao jogador do Liverpool cinco jogos de suspensão.

Balotelli referiu que se tratava de “uma mensagem de humor sobre o racismo” e que “não pensava que pudesse ser considerada tão agressiva”, apesar de ter admitido que “possa ter um efeito contrário se for retirada do contexto”.

Na base da polémica está a legenda colocada num desenho do herói de videojogos Super Mario, do qual resultou o seu no mundo do futebol: “Não seja racista. Seja como o Mario. Ele é um canalizador italiano, criado por japoneses, que fala inglês, parece um mexicano, salta como um negro e agarra em moedas como um judeu”.

“Nem todos os mexicanos têm bigode, nem todos os negros conseguem saltar muito alto e nem todos os judeus adoram dinheiro”, observou o avançado italiano.