O Chelsea sofreu esta tarde a primeira derrota na Premier League, ao ser derrotado por 2-1 pelo Newcastle, em St. James Park, em jogo da 15ª jornada. Os 'magpies' voltaram assim a respeitar a tradição de não deixar José Mourinho vencer no seu reduto - de facto, nunca ganhou aqui - e conseguiram mesmo somar os três pontos.

Depois de uma primeira parte onde dominou o jogo, mas não conseguiu materializar a sua superioridade em golos, o Chelsea seria surpreendido à passagem dos 56 minutos. Num contra-ataque rápido, Sissoko conseguiu fugir até à linha de fundo e cruzou para a entrada da pequena área, onde surgiu Papiss Cissé a encostar para o golo. Uma jogada rápida onde Cahill, sobretudo, e Terry não ficaram bem na fotografia.

Mourinho não perdeu tempo e tentou mexer na equipa, lançando Schurrle, primeiro, e Drogba e Felipe Luís, poucos minutos depois. O Chelsea cresceu ainda mais no encontro e empurrou o Newcastle para a sua defesa. Contudo, quem não marca, sofre, e uma vez mais o adágio confirmou-se. Aos 79', Cissé bisou no encontro, uma vez mais após contra-ataque, e deixou o líder da Premier League "encostado às cordas".

Porém, a expulsão de Steven Taylor, aos 81', ameaçou fazer tremer os anfitriões. Com efeito, logo de seguida o Chelsea conseguiu reduzir para 2-1, por intermédio de Drogba, aos 84'.

Os últimos minutos foram de autêntico "sufoco" para o Newcastle, com o Chelsea a procurar por todos os meios salvar a sua invencibilidade, mas o resultado não mais se alterou.

Com este desaire, José Mourinho pode ver o rival Manchester City aproximar-se do primeiro lugar.