Silvestre Varela, internacional português emprestado pelo FC Porto ao West Bromwich Albion (WBA) esta época, concluiu no passado fim-de-semana o seu primeiro jogo completo pela formação britânica. Alan Irvine, técnico do clube, explicou que o futebolista precisa de ser apoiado nos treinos para atingir o seu melhor nível.

"Temos de encorajar jogadores como o Silvestre. Quando chegou disse que queria entusiasmar as pessoas, que foi por isso que chegou a esta equipa. Tenho de aceitar que, quando vai para o campo, ele não está sempre a trabalhar. Por isso temos de o apoiar quando não trabalha e temos de o aplaudir quando o faz”, atirou o futebolista em declarações ao site do clube.

O jogador de 29 anos foi submetido a uma operação a uma hérnia inguinal que o fez parar dois meses e Irvine assegura que Varela não é um jogador de combinações como Bale (Real Madrid) nem um jogador rápido como Oxlade-Chamberlain (Arsenal).

"Durante várias semanas não fazia nada nos treinos. Não conseguia superar ninguém nem fugir de ninguém. Agora já conseguimos ver parte do seu aspeto explosivo. Não é um Gareth Bale, que toca e foge, ou um Oxlade-Chamberlain, que usaria aquela velocidade estonteante. Ele é alguém que tem de te enganar, mas também tem de ser explosivo".

O escocês diz que Varela precisa de recuperar a capacidade de "explodir" quando enfrenta um adversário, pois só assim conseguirá "entusiasmar os adeptos".

"Antes ele não conseguia escapar, agora começa a consegui-lo, o suficiente para chegar à linha e cruzar, para conseguir chegar a uma posição de tiro e rematar. Essa é a parte mais difícil, o fator explosão. Podes colocá-lo em forma para correr, mas esse aspeto explosivo é a parte mais difícil", concluiu.