O jornal “The Guardian” elaborou uma lista com 20 jogadores que poderão mudar-se para o campeonato britânico já na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, sendo que há dois portugueses na lista e dois futebolistas que brilharam nos relvados lusos em épocas anteriores.

O bracarense Rafa Silva é um dos elementos apontados como uma boa aquisição, sendo visto como o negócio ideal para um “clube do meio da tabela” que necessite de “criatividade” na zona ofensiva do terreno. A publicação define um preço a rondar os oito milhões de libras (cerca de 10 milhões de euros) como valor aceitável para um futebolista que “joga bem em ambas as alas, assim como atrás do ponta-de-lança”.

O lateral português Ivo Pinto, que tem dado nas vistas ao serviço do Dínamo Zagreb, poderá ser outro dos jogadores prontos para dar o salto. É visto como um atleta sólido para um clube de média dimensão, “forte a nível físico e bom ofensivamente”. Segundo o diário, a aquisição do defesa de 24 anos envolverá valores a rondar os seis milhões de libras (7,6 milhões de euros). Recorde-se que já num passado recente o defesa viu o seu nome ser associado ao Aston Villa.

Destaque também para Hulk e Garay, futebolistas do Zenit, que também passaram por FC Porto e Benfica, respetivamente. O brasileiro poderá chegar a Inglaterra por cerca de 20 milhões de libras (26 milhões de euros) ou por empréstimo e é tido como um futebolista com qualidade para jogar numa equipa que opte por uma “tática com três avançados”.

Já o central argentino poderá custar algo como 14 milhões de libras (18 milhões de euros) ou chegar por intermédio de uma cedência e é apontado a clubes como o Manchester United, Liverpool ou Arsenal. O jornal salienta a sua falta de experiência, mas ressalva que não deverá ser difícil vê-lo a “melhorar” quando jogar na zona defensiva de um clube britânico.

Edinson Cavani, muitas vezes apontado como estando de saída do PSG, também figura entre os eleitos, assim como o suíço Xherdan Shaqiri (Bayern Munique) ou Memphis Depay (PSV). Mitrovic (Anderlecht) e Sergio Romero (Sampdória), alvos recentes do Benfica também são vistos com bons olhos.