O treinador do Liverpool, o norte-irlandês Brendan Rodgers, classificou hoje Steven Gerrard como “lenda” e “líder incomparável”, no dia em que o futebolista anunciou a saída dos “reds”, no fim da temporada.

“Estamos numa época em que o termo ‘lenda’ se vulgarizou, mas, neste caso, nem lhe faz suficiente justiça. É praticamente impossível definir em palavras o Steven Gerrard e a sua importância para o Liverpool”, disse o técnico.

Depois de 17 épocas a competir pelos seniores, Gerrard, de 34 anos, anunciou que continuará a carreira num outro clube, mas não no futebol inglês.

“Em termos pessoais, sempre lhe agradecerei o apoio que me deu quando fui nomeado treinador. Veio ver-me e prometeu-me apoio a cem por cento. Como jogador é impressionante e como líder é incomparável. Eleva o profissionalismo a outro nível, é muito dedicado e é um exemplo para todos”, vincou.

Desde a estreia, a 29 de novembro de 1998, em jogo do campeonato frente ao Blackburn Robers, quando substituiu o norueguês Vegard Heggem, Gerrard disputou 695 jogos pelo Liverpool, marcando 180 golos, tendo ainda representado a seleção em 114 jogos e marcado por 21 vezes.

“Sempre colocou o clube acima dos seus interesses pessoais e esse é o seu legado no Liverpool”, reforçou.

Brendan Rodgers admitiu que todos vão “sentir a sua falta dentro e fora de campo”, mas assume que “a sua influencia” permanecerá e que até esse dia, promete “disfrutar ao máximo” do seu pupilo, “um dos melhores” que já viu no futebol.

Apesar de ter vencido uma Liga dos Campeões, em 2005, duas Taças de Inglaterra, três Taças da Liga e uma Taça UEFA, a Gerrard continua a faltar a Liga inglesa e uma grande competição pela Inglaterra.

2014 foi o ano em que Gerrard esteve mais próximo de vencer a Premier League, mas um deslize do capitão frente ao Chelsea acabou por custar o título aos “reds”.

No Mundial do Brasil, Gerrard despediu-se da seleção inglesa, que foi eliminada precocemente na primeira fase.