O Chelsea, de José Mourinho, confirmou hoje a contratação de Juan Cuadrado, à Fiorentina, e a venda do alemão André Schurrle, ao Wolfsburgo, duas das mais ‘sonantes’ movimentações do ‘mercado’ de inverno, já encerrado.

O colombiano, cuja cotação disparou depois da boa prestação no Mundial do Brasil, foi a grande novidade do último dia de ‘mercado’, tendo o Chelsea, de José Mourinho, desembolsado cerca de 33 milhões de euros para garantir os serviços do médio.

Em sentido contrário viaja o médio egípcio Mohamed Salah, que jogará na Fiorentina, por empréstimo, até ao final da época.

Longe de Stamford Bridge já está também André Schurrle. Por 32 milhões de euros, o avançado alemão deixou o Chelsea para regressar à Alemanha, agora ao Wolfsburgo, adversário do Sporting nos 16 avos de final da Liga Europa, juntando-se assim ao português Vieirinha na equipa dos ‘lobos’.

Naquela que foi a maior transferência ‘interna’, o costa-marfinense Wilfried Bony trocou o Swansea pelos campeões do Manchester City, num negócio que rendeu aos ‘cofres’ do Swansea 32,3 milhões de euros.

Envolvendo Portugal, as maiores transações tiveram como epicentro o Benfica, que vendeu Enzo Pérez e Bernardo Silva, ao Valência e AS Mónaco, respetivamente. O médio argentino rendeu ao Benfica 25 milhões de euros, enquanto o português, que já estava emprestado aos monegascos, atingiu os 15,75 milhões.

Nas restantes transferências, destaque ainda para Lucas Silva, que, por 13 milhões de euros, troca o Cruzeiro pelo Real Madrid, e Kevin Kampl, que chega aos alemães do Borussia de Dortmund vindo do Red Bull Salzburgo a troco de 12 milhões.

Quanto a empréstimos, foram as equipas de Milão a conseguirem garantir as estrelas mais sonantes da reabertura do mercado.

O AC Milan garantiu os serviços de Alessio Cerci, do Atlético de Madrid, e de Mattia Destro, da Roma, este a troco de 500 mil euros. Já o Inter de Milão conseguiu o alemão Lukas Podolski, a troco de 600 mil euros, o avançado suíço Xherdan Shaqiri, que provém do Bayern de Munique.

O Atlético de Madrid fez regressar à capital espanhola Fernando Torres, por empréstimo do AC Milan, enquanto o Real Madrid contratou duas 'promessas', o brasileiro Lucas Silva e o norueguês Martin Odegaard, de apenas 16 anos.

No que respeita a jogadores portugueses, além referida transferência de Bernardo Silva, do Benfica para o Mónaco, destaque para Antunes, que por seis milhões de euros deixou o Málaga e rumou ao Dínamo de Kiev e para Ricardo Costa, que depois de uma alguns meses no Qatar, ao serviço do Al-Sailiya, ingressou nos gregos do PAOK.

Em transferências livres, Hugo Almeida assinou com os russos do Kuban Krasnodar, enquanto João Pereira chegou a acordo com os alemães do Hannover.

Por empréstimo, do FC Porto, Silvestre Varela trocou o West Bromwich pelos italianos do Parma, enquanto Rolando vai jogar os próximos meses nos belgas do Anderlecht.

Bebé e Nelson Oliveira, emprestados pelo Benfica, vão alinhar por Córdoba e Swansea City, respetivamente, enquanto Wilson Eduardo continua cedido pelo Sporting aos holandeses do Den Haag.