Os clubes da primeira liga inglesa de futebol gastaram um valor recorde de 950 milhões de libras (cerca de 1,2 mil milhões de euros) na aquisição de jogadores nos dois períodos de transferências da época 2014/2015.

De acordo com um relatório publicado esta terça-feira pela consultora Delloitte durante o mercado de inverno, que decorreu durante o mês de janeiro, os clubes gastaram 130 milhões de libras (cerca de 172 milhões de euros).

O valor registado nas transferências de janeiro fica aquém do registado no mesmo período no ano de 2011, quando foram movimentados 225 milhões de libras (cerca de 298 milhões de dólares).

No entanto, no total, o valor da presente época superou os 760 milhões de libras (cerca de 1,008 mil milhões de euros) gastos na temporada de 2013/2014, o que, segundo a Delloite, mostra uma maior solidez financeira dos clubes e os benefícios do aumento dos valores pagos pelas transmissões televisivas.

“Devido aos elevados valores gastos na pré-época não é de surpreender que não tenhamos atingido um novo recorde na ‘janela’ de janeiro”, afirmou Dan Jones, associado da Sports Business Group da Deloitte.