O médio brasileiro do Manchester City recordou a sua passagem pelo FC Porto antes de rumar ao campeonato inglês, e em declarações ao seu site pessoal, Fernando revela que Jesualdo Ferreira foi o técnico que mais o marcou na sua carreira de futebolista.

"O Manchester City é um clube grandioso, que tem crescido ao longo desse tempo. É um clube que está numa dimensão muito grande neste momento e que a cada dia que passa tem sido mais reconhecido a nível mundial. É um clube grande. É um clube que tem muita ambição de ser campeão da Liga dos Campeões e é por isso que eu escolhi este clube", começa por dizer Fernando sobre a realidade que encontrou em Manchester.

"É um povo muito acolhedor, muito educado. Tenho gostado bastante apesar de fazer um bocado mais frio que Portugal", acrescentou sobre Inglaterra.

"Realmente no FC Porto tive uma oportunidade muito boa de ganhar vários títulos. Foram muitos anos, anos importantes, mas o que marca sempre é o primeiro título. O título de campeão português de 2009 foi o que mais me marcou. O golo mais importante que eu fiz foi em 2011 contra o Beira-Mar. Foi um golo para a Taça da Liga que foi dedicado à minha filha e então para mim marcou bastante e ficou como o mais importante", frisou o médio luso-brasileiro.

Questionado sobre a alcunha de 'Polvo', Fernando revela que esta surgiu durante um jogo da 'Champions' contra os rivais do Manchester United.

"Realmente surgiu num jogo que eu fiz entre o Manchester United e o FC Porto e tive a felicidade de fazer um grande jogo onde roubei muitas bolas ao Cristiano Ronaldo e ao Rooney. Naquele tempo o Manchester United tinha uma excelente equipa, fiz um grande jogo, ficou marcado na memória de todos os adeptos portistas e por isso começaram-me a chamar de 'polvo' por ter roubado muitas bolas pelo facto do 'polvo' ter muitas pernas e parecia que eu tinha muitas pernas naquele momento porque ganhava muitas bolas", disse Fernando.

"Tive a felicidade de trabalhar com vários treinadores muito competentes. Aprendi coisas com cada um deles. Aquele que mais me marcou e que me ajudou bastante no começo da minha carreira de jogador, que é o mais difícil, foi o Jesualdo Ferreira. Aprendi várias coisas com ele. Coisas que carrego até hoje que aprendi com ele então por isso é o que mais me marcou", afirmou o luso-brasileiro.