O Chelsea, treinado pelo português José Mourinho e recém-coroado campeão inglês de futebol, empatou este domingo 1-1 na receção ao Liverpool, deixando os ‘reds’ praticamente afastados da Liga dos Campeões da próxima época.

Os dois golos no jogo mais apelativo da 36.ª e antepenúltima jornada da Liga inglesa foram marcados durante a primeira parte, primeiro, pelo defesa dos ‘blues’ John Terry, aos cinco minutos, e pelo médio visitante Steven Gerrard, aos 44.

O veterano central do Chelsea, de 34 anos, tornou-se o defesa com maior número de golos marcados no campeonato inglês, com 39 remates certeiros, mais um do que o já retirado David Unsworth.

Com seis pontos de atraso em relação ao Manchester United, quarto colocado, a última posição que pode dar acesso à Liga dos Campeões, o Liverpool está praticamente afastado da próxima edição da ‘Champions’, pois necessitaria de recuperar também de uma desvantagem de 14 golos nas duas últimas rondas.

O Liverpool, que fez uma guarda de honra aos jogadores do Chelsea antes do início do jogo em Stamford Bridge pela conquista do título no fim de semana passada, deverá ter de contentar-se com um lugar na Liga Europa, pois o atual quinto lugar também parece a salvo de qualquer ataque.

Horas antes, o Queens Park Rangers tinha visto confirmada a descida de divisão, ao ser goleado por 6-0 na visita ao Manchester City, mantendo-se no último lugar da prova, a dois pontos do Burnley, que foi despromovido no sábado.

A precisar de somar os três pontos para manter alguma esperança de manutenção, o Queens Park Rangers viu as ténues possibilidades de se manter no primeiro escalão começarem a desaparecer logo aos quatro minutos, quando o argentino Sergio Aguero inaugurou o marcador.

Ainda na primeira parte, o sérvio Kolarov aumentou a vantagem, aos 32 minutos, com Aguero a completar o ‘hat-trick’, aos 50 e 65, o último de grande penalidade.

O inglês James Milner (70 minutos) e o espanhol David Silva (87) fizeram os dois últimos golos dos ‘citizens’, que se isolaram provisoriamente no segundo lugar, com três pontos de avanço sobre o Arsenal, que tem menos dois jogos, e cinco sobre o Manchester United.