A goleada do Southampton, com o ‘hat-trick’ mais rápido da história da Liga inglesa de futebol e a despedida do capitão Steven Gerrard de Anfield Road marcaram hoje os jogos da 37.ª jornada. Gerrard, de 34 anos, disse adeus ao seu público, após uma carreira em que sempre representou o Liverpool: em 1998 chegou à equipa profissional, mas, em 1991, aos 10 anos, já representava os ‘reds’.

O médio, antigo internacional inglês, entrou em campo acompanhado das filhas e os primeiros minutos pertenceram-lhe, com o público de Anfield Road a fazer-lhe a devida vénia, entre aplausos e cânticos, situação que se repetiu no final. O jogo, frente ao Crystal Palace, manteve o Liverpool no quinto lugar, mas a equipa de Brendan Rodgers desiludiu, com uma derrota que a deixa agora só com um ponto de vantagem em relação ao Tottenham (6.º).

Os ‘reds’ marcaram primeiro por Lallana, aos 26, mas o Crystal Palace deu a volta ao jogo, com golos de Puncheon (43), de Zaha (60) e de Murray (90+1 na recarga a uma grande penalidade defendida por Mignolet). Os dois últimos do Crystal Palace tiveram, no entanto, a responsabilidade de serem más decisões do árbitro Jonathan Moss, com o primeiro a surgir na sequência de um fora de jogo e o segundo numa falta que, a acontecer, foi fora da área.

Mais cedo nesta 37.ª jornada, em que as equipas da frente apenas jogam no domingo – com a visita do Manchester City ao Swansea e do Arsenal ao Manchester United) – e na segunda-feira, com o campeão Chelsea em casa do West Bromwich, fez-se história. O Southampton, de Ronald Koeman e com José Fonte a titular, goleou o Aston Villa (6-1), com o extremo senegalês Sadio Mane a apontar o ‘hat-trick’ mais rápido da história da ‘Premier’, no espaço de 2.56 minutos.

O jogador bateu a anterior marca de Robbie Fowler, em três golos do Liverpool ao Arsenal, em 1994, ao marcar aos 12, 14 e 16 minutos, num encontro em que também brilhou o irlandês Shane Long, com duas assistências e dois golos (aos 26 e 38). Os ‘Saints’ chegaram provisoriamente ao sexto lugar, de acesso à Liga Europa, mas, mais tarde, o triunfo do Tottenham frente ao Hull City (2-0) atirou a equipa novamente para o sétimo, subindo os ‘spurs’ ao sexto. O Hull está com “um pé e meio” na descida, é 18.º com 34 pontos, enquanto Burnley e Queens Park Rangers têm a descida confirmada.

Em risco está ainda o histórico Newcastle, que ocupa o 17.º lugar e que hoje perdeu na visita ao QPR (2-1), mas que tem uma última jornada teoricamente mais favorável. O Hull terá que receber o Manchester United, enquanto o Newcastle jogará em casa frente ao West Ham. Em risco, apenas com mais três pontos do que o Hull e uma pior diferença de golos, está também ainda o Sunderland (16.º), a quem ainda falta jogar dois jogos, mas com o Arsenal e com o Chelsea.

No domingo, o grande jogo é entre Manchester United e Arsenal, em Old Trafford, e quando as duas equipas estão separadas por dois pontos, entre o quarto e o terceiro lugar, embora os ‘gunners’ tenham um encontro (com o Sunderland) em atraso.