Uma coisa a reter: quando José Mourinho não ganha, a culpa nunca é do treinador português. Pelo menos é o que diz o jornal inglês Telegraph, que fez o levantamento dos 10 melhores desculpas do "Special One" no momento em que as suas equipas não ganham.

Eva Carneiro

A estreia pífia do Chelsea frente ao Swansea (2-2) foi escondida atrás de uma cortina de fumo criada pelo treinador português. O técnico criticou a fisioterapeuta do Chelsea por ter prestado assistência a Hazard, jogador que caiu lesionado e teve de sair do relvado nos descontos, quando a equipa jogava com menos um.

Holofotes

Numa vitória pela margem mínima frente ao Queens Park Rangers, em Outubro de 2014, Mourinho culpou os holofotes, por estes não terem sido ligados mais cedo, como uma das razões para que a sua equipa demorasse tanto tempo a marcar.

Fãs do Real Madrid

Mourinho criticou os adeptos do Real Madrid por não criarem um ambiente propício para desviar as atenções depois um empate com o Dortmund em 2012. O técnico disse que o Real Madrid quando jogava em casa, era com jogar num estádio vazio.

Críticas à Direção

Antes de sair do Chelsea, na sua primeira passagem pelo clube, Mourinho criticou a direção por não ter contratado os jogadores que alegadamente tinha solicitado.

Média

Em janeiro de 2014, Mourinho foi multado por ter alegado que havia uma campanha para desestabilizar o Chelsea. Pouco tempo depois, atacou a comunicação social após o empate (1-1) frente ao Burnley, depois de esta ter criticado a conduta de Diego Costa depois de uma altercação com Enre Cam, que valeu uma punição de três jogos ao jogador brasileiro.

Relvado

Depois de ter sido criticado pela falta de coesão do Real Madrid (2010/2011), apesar de uma vitória por 3-0, no campo do Espanhol, Mourinho desculpou-se com o estado do relvado. "Parecia um campo de batatas".

Calendário

Após a derrota frente ao Betis em 2012, Mourinho culpou o calendário de jogos que favoreceu outros clubes que não o seu.

Adversários

Um dos temas preferidos de Mourinho em Espanha, era tentar convencer toda a gente que o Real Madrid era o "coitadinho" e que o Barcelona era sempre beneficiado. O técnico acusou o Bétis de deixar o Barcelona vencer num encontro em 2012.

Autocarros

Depois de um empate frente ao Tottenham (2004) em Stamford Bridge, Mourinho disse que os Spurs colocaram o autocarro na baliza durante todo o encontro.

Árbitros

Segundo o jornal inglês, quando Mourinho quer desviar a atenção dos maus resultados, culpou quase sempre as arbitragens.