O treinador do Manchester United, Louis van Gaal, disse esta quinta-feira que o guarda-redes espanhol David de Gea se recusou jogar pela equipa no primeiro encontro da Liga inglesa de futebol.

Após uma conferência de imprensa, o treinador holandês sentou-se ao lado de um jornalista que o tinha questionado sobre De Gea e contou porque não tinha apresentado o guarda-redes no encontro com o Tottenham (1-0).

“Falámos com ele [De Gea], ele concordou completamente com a nossa decisão”, disse Van Gaal, que pediu que as suas declarações fosse usadas exatamente conforme estavam gravadas.

O treinador disse que não estava a fazer tudo sozinho e que a decisão foi tomada com os seus dois adjuntos Albert Stuivenberg e Marcel Bout e com o treinador de guarda-redes, Frans Hoek.

“Frans Hoek teve um encontro com David De Gea e perguntou-lhe: ‘Queres jogar’?”, referiu Van Gaal, que acrescentou que a resposta do espanhol foi “não”.

“Aí tive de tomar a decisão. Foi um processo. Temo-lo observado nos treinos e não estava tão bem, não era o mesmo David de Gea de antes, ele foi o meu melhor jogador na última temporada”, afirmou.

Após a saída de Van Gaal da sala, um assessor do Manchester United falou com os jornalistas para “clarificar” que o holandês queria dizer que De Gea apenas “não tinha vontade de jogar” contra o Tottenham, devido à especulação sobre o seu futuro.