Carson Yeung, antigo dono do clube britânico Birmingham City, condenado no ano passado por lavagem de dinheiro, foi libertado hoje sob fiança, após o Tribunal de Última Instância ter aceitado que conteste a sentença.

O empresário, 55 anos, cumpria uma pena de seis anos de prisão depois de, em março do ano passado, ter sido declarado culpado de lavagem de dinheiro no valor de 721 milhões de dólares de Hong Kong (83,4 milhões de euros ao câmbio atual), entre 2001 e 2007.

Um anterior recurso foi indeferido em maio por uma instância inferior, tendo Carson Yeung visto hoje ser-lhe concedido o direito de recorrer da sentença em liberdade, estando a audiência de julgamento para o efeito marcada para 31 de maio do próximo ano.

O empresário, que foi libertado pelo mais alto tribunal de Hong Kong sob pagamento de uma caução de 13 milhões de dólares de Hong Kong (1,5 milhões de euros), dos quais sete milhões (810 mil euros) em dinheiro, teve de entregar os documentos de viagem e precisa de se apresentar à polícia três vezes por semana.

Carson Yeung permanece como maior acionista da ‘holding’ do clube britânico, segundo a Bolsa de Valores de Hong Kong, apesar de ter renunciado a todos os cargos antes da leitura da sentença.

O empresário foi acusado em junho de 2011, ou seja, dois anos depois de ter adquirido o Birmingham City que tem estado em conversações com potenciais compradores.

Carson Yeung começou a trabalhar em Inglaterra aos 16 anos, em 1977, e regressou três anos depois à província chinesa de Guangdong, adjacente a Macau e a Hong Kong, mais propriamente à cidade de Dongguan para trabalhar no setor imobiliário.

A origem da sua fortuna não é totalmente conhecida, mas sabe-se que em 1994 abriu um salão de cabeleireiro na zona de comércio e lazer de Hong Kong, em Tsim Sha-tsui, e que fez alguns investimentos em Macau, nomeadamente em projetos relacionados com casinos.