O treinador português José Mourinho, do Chelsea, disse hoje, à margem da apresentação de uma autobiografia fotográfica, que "nunca" irá escrever uma 'memória' polémica, ao contrário do que fazem outros jogadores e treinadores.

"São fotografias. Algumas são conhecidas, algumas foram publicadas, algumas foram feitas por fotógrafos profissionais, que podem ser identificados no livro", descreveu, a propósito de "Mourinho", o primeiro livro que assinou sobre a própria carreira.

Porém, apesar de ter imagens tiradas por "artistas", o 'special one' elege as que foram feitas por amadores.

"As fotos que eu prefiro são as fotos de telemóvel. São as fotos que ninguém conhece, feitas na intimidade - no balneário, no estádio, em casa - e que são as fotos que eu decidi abrir", disse.

Mourinho disse ter começado a trabalhar nesta obra há um ano e que o objetivo era olhar para 15 anos de carreira, no que considerou ser uma "oportunidade de fazer algo bom sem qualquer tipo de controvérsia".

O treinador admite voltar a escrever outra obra dentro de alguns anos, mas avisou que será diferente do que outros jogadores e treinadores fazem.

"Não me vejo a escrever um livro controverso nunca. Há coisas que devem ficar no balneário", referiu.

Sobre o momento difícil que atualmente vive no Chelsea, atual 16.º classificado da liga inglesa, afastou desentendimentos e, embora não acredite que consiga acabar a carreira no clube londrino, mostrou-se confiante de que "os bons momentos vão voltar".

A apresentação foi feita numa livraria após uma sessão de autógrafos, para a qual algumas pessoas esperaram várias horas na fila para obter um exemplar autografado e uma "selfie".

Foi o caso de Paula Gonçalves e Nuno Oliveira, que se encontravam na capital britânica de visita à família.

"Valeu a pena", disseram à agência Lusa.

Lançada em língua inglesa, a biografia de José Mourinho vai ter uma edição em português, com lançamento previsto para 05 de novembro.