Cristiano Ronaldo deixou um legado muito grande no Manchester United. O agora jogador do Real Madrid bateu vários recordes em Old Trafford e é um dos jogadores mais queridos dos adeptos dos "red devils". Mas nem tudo foram ´rosas` para o internacional português. Nos primeiros tempos em Inglaterra, Ronaldo sofreu e muito, tanto em campo como fora do relvado. Teve de adaptar-se a um novo mundo, um novo futebol e conquistar o seu espaço num balneário muito unido e duro.

O jornalista Guillem Balague contou ao "The Telegraph" um dos episódios que aconteceram com Ronaldo, no seu primeiro ano em Old Trafford. No livro "Cristiano Ronaldo: a biografia", que estará nas bancas a 5 de novembro em Inglaterra, o jornalista conta que Ferguson fez Ronaldo chorar que nem uma criança no balneário, depois de uma derrota por 2-1 frente ao Benfica no Estádio da Luz, na 6ª jornada do Grupo D da Champions. Derrota essa que afastou o clube inglês dos oitavos-de-final da prova. Escreve Balague que Ronaldo passou o jogo a tentar provar aos outros que era um jogador de top mas de forma muito individualista, o que tirou Ferguson do sério.

"Quem julgas que és? A jogar sozinho? Nunca serás um jogador de futebol se continuares assim", disse Ferguson para Ronaldo no balneário, visivelmente irritado. Ronaldo começou a chorar. Os outros jogadores não disseram nada e deixaram-no sozinho. Anos mais tarde, Ferdinand explicou a atitude dos colegas, que também não estavam nada satisfeitos com as atitudes do português em campo: "Ele precisa de aprender. Essa foi a mensagem não só de Ferguson mas também de toda a equipa. Todos nós achávamos que ele tinha de aprender", contou o defesa central.

Depois do incidente, nada seria igual na carreira de Ronaldo. O português começou a trabalhar no duro para melhorar o seu jogo, ganhou o respeito e a confiança de Alex Ferguson e dos restantes colegas.

Balangue conta que Alex Ferguson tinha essa faceta: gritava com um jogador, expondo-o perante os colegas mas era o primeiro a defender quem precisava de ajuda.

Alec Wylie, um dos adjuntos de Ferguson, falou da relação especial entre Ferguson e Cristiano Ronaldo.

"A partir desse dia [no Estádio da Luz], Ferguson perguntava sempre a Ronaldo em frente aos colegas: ´Porque tentaste fintar em vez de cruzar?`. Depois ia ter com ele, sentava-se ao seu lado e explicava-lhe porque tinha-lhe dado um ´raspanete` em frente dos colegas".

A relação entre os dois era tão próxima que os restantes jogadores já faziam piadas no balneário, contando que Ferguson era o pai de Ronaldo.

*Artigo corrigido