A atravessar uma das piores fases da sua carreira, José Mourinho recordou uma das célebres frases do mítico treinador inglês Brian Clough, que entre 1979 e 1980 conquistou duas Taças dos Campeões Europeus pelo modesto de Nottingham Forest.

Em declarações à Sky Sports para antecipar o novo livro sobre Brian Clough, intitulado 'I Believe in Miracles', José Mourinho recordou algumas das frases que marcaram a carreira do antigo técnico de clubes como Derby County, Leeds ou Nottingham Forest.

"Todos nos lembramos das melhores frases dele", começou por dizer Mourinho. “Não diria que sou o melhor treinador que existe, mas estou no topo. Adoro essa frase por exemplo", acrescentou o técnico do Chelsea, que em Inglaterra sempre foi comparado a Brian Clough pelo seu 'estilo' de comunicação.

"Ele tinha uma grande auto-estima. Tinha uma grande confiança em si mesmo e, pelo que sei, também se sentia confortável por ter atenção. Brian Clough era uma grande personalidade, com um grande carisma, e talvez por isso todos se lembram das frases e histórias dele e poucos esquecem o talento que tinha", acrescentou José Mourinho sobre o técnico inglês que fez história em Inglaterra ao levar o Nottingham Forest da segunda à primeira divisão inglesa e depois ao título de campeão na primeira temporada na Premier League e de duas Taças dos Clubes Campeões Europeus em 1979 e 1980.

"Não venceu duas Taças Europeias apenas pelo carisma que tinha. A história não pode apagar o que ele e o Nothingham Forest fizeram – os resultados, os títulos… feitos inacreditáveis. Respeito muito o que ele fez", acrescentou o técnico português.

Questionado sobre as 'semelhanças' com Brian Clough a nível do 'estilo' de comunicação e dos resultados, Mourinho assume que há algumas 'coincidências' nas carreiras de ambos os técnicos.

"Penso que, se Clough ainda fosse vivo, nos daríamos bem", afirmou Mourinho sobre o técnico que mereceu uma estátua na cidade de Nottingham.

José Mourinho confidenciou ainda que no dia em que visitou Nottingham para ‘respirar’ a cidade que Clough colocou na história, ficou estupefacto com o tamanho do estádio.

"Dei uma volta (pela cidade) e quando vi o estádio pensei: “Estão a gozar comigo? Este clube ganhou a Taça dos Campeões Europeus? Duas vezes? Era uma cidade simpática e um estádio simpático mas era um sítio pequeno", frisou Mourinho.