Um ‘hat-trick’ do argelino Riyad Mahrez isolou hoje o Leicester no comando da Liga inglesa de futebol, ao consumar a vitória por 3-0 no estádio do Swansea, que permitiu capitalizar a derrota do Manchester City na 15.ª jornada.

O avançado internacional argelino foi o principal responsável pelo êxito do Leicester, que se está a assumir como a surpresa mais agradável da prova – em contraponto com o campeão Chelsea -, ao marcar os três golos da equipa visitante, aos cinco, 22 e 68 minutos.

O avançado do Leicester Jamie Vardy estava apostado em marcar pelo 12.º jogo consecutivo no principal campeonato inglês e igualar o recorde de Jimmy Dunne, que resiste há 83 anos, mas foi Mahrez que se destacou no País de Gales.

Vardy continua no comando da lista dos melhores marcadores, com 14 golos, mais quatro do que o colega de equipa e o belga Romelu Lukaku, avançado do Everton, que têm cada um 10 remates certeiros.

O Leicester isolou-se na liderança, beneficiando também da derrota sofrida pelo Manchester City - com o qual estava em igualdade no topo da classificação -, no terreno do Stoke, por 2-0, materializada com os golos do avançado austríaco Marko Arnautovic, aos sete e 15 minutos.

Os ‘citizens’, que jogaram sem vários jogadores influentes e somaram o quarto jogo consecutivo sem ganhar fora de casa, foram, inclusive, ultrapassados pelo Arsenal, vencedor por 3-1 na receção ao Sunderland.

Os londrinos inauguraram o marcador aos 33 minutos, por intermédio de Joel Campbell, e, apesar de os visitantes terem empatado aos 45, graças a um autogolo de Olivier Giroud, asseguraram o triunfo com tentos do avançado francês, aos 63, e de Aaron Ramsey, aos 90.

O Manchester United também poderia ter ultrapassado o Manchester City, mas limitou-se a empatar 0-0 na receção ao West Ham e a igualar o rival citadino, ambos a um ponto do Arsenal e a três do Leicester.

O Tottenham manteve-se no quinto lugar, apesar do empate 1-1 concedido no recinto do West Bromwich, o mesmo resultado com que terminou o Southampton-Aston Villa, no qual os portugueses Cedric e José Fonte foram totalistas pela equipa anfitriã.

A 15.ª jornada do campeonato inglês, que se completa na segunda-feira, prossegue ainda hoje, com a receção do campeão Chelsea, treinado pelo português José Mourinho e adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, que ocupa apenas o 14.º lugar, ao Bournemouth, 18.º colocado.