A queda de José Mourinho durante esta temporada ao comando do Chelsea foi visível ao longo do discurso do treinador português nas múltiplas conferências de imprensa e entrevistas. O SAPO Desporto recolhe aqui algumas das tiradas mais emblemáticas dos últimos meses do técnico luso, no dia em que foi oficializada a sua demissão do comando do clube londrino:

- "Sim, sinto-me frustrado com alguns jogadores e sinto que outros dão absolutamente tudo e não merecem perder"

- "Não aceito que digam que estamos na luta pela manutenção. Aceito que estamos nessa zona, basta olhar para a classificação para o constatar de forma simples e pragmática, mas não que estejamos envolvidos nessa luta. Para isso acontecer teríamos de ocupar os últimos lugares durante vários meses e não sinto que isso vá acontecer"

- "Os meus jogadores deram tudo o que tinham, mas os apanha-bolas foram fantásticos... O que aconteceu é uma vergonha para a Premier League, mas que fique claro que não serve de desculpa para a nossa derrota. O Leicester mereceu vencer"

- "Sei que a minha melhor qualidade é ler o jogo para os meus jogadores, identificar todos os detalhes do adversário. Sinto que o meu trabalho foi traído. É difícil para a equipa sofrer golos quando temos jogadores que não estão ao melhor nível"

- "A equipa claramente, disse adeus aos quatro primeiros lugares"

- "Tenho a certeza que os adeptos do Chelsea não têm problemas de memória. Eles não precisam de uma vitamina especial para alimentar a memória"

- "Vejo-me a cumprir o meu contrato com o Chelsea. Faltam-me ainda três anos e meio. Vejo-me com capacidade para treinar qualquer equipa do mundo"

- "Precisamos dos nossos amigos nos maus momentos, e, esta época, não apenas os adeptos do Chelsea mas também o patrão e a Direção, todos estão a mostrar que estão comigo num momento difícil"

- "Estar na Liga dos Campeões é o mínimo que podemos dar aos nossos adeptos. Eles dão-nos mais do que nós a eles neste momento, especialmente a mim. Eu penso desculpa de não conseguir mais do que estou a dar"

- "Muito honestamente, nunca me preocupei tão pouco com adversários como agora"

- "Sinto uma contradição entre a qualidade do nosso trabalho e aquilo que acontece no campo. Estou otimista porque sinto que os jogadores querem fazer as coisas bem"

- "O que está a acontecer faz de mim melhor treinador, é uma experiência nova para mim. Nunca pensei que fosse tão forte e que acordasse tão ou mais motivado para ir trabalhar depois de nova derrota. Estou a conhecer-me melhor, sou mais forte do que pensava"

- "É um problema se os nossos jogadores não são capazes de dar o máximo todos os dias"

- "Não falo sobre o Valência. Não houve nenhum contacto, sobretudo porque o proprietário [do Valência] já sabe que eu não quero sair daqui"

- "Temos de ir jogo a jogo. O quarto lugar, para mim, é uma missão possível. Se me perguntarem sobre o título, diria que é impossível. Talvez Tom Cruise o consiga fazer"

- "Fomos campeões há quatro meses e não quatro anos ou há dez anos. O treinador é o mesmo, os jogadores são praticamente os mesmos. Ninguém faz um contrato de quatro anos com alguém em quem não se confia"

- "Não diria que sou o melhor treinador que existe, mas estou no topo. Adoro essa frase por exemplo"

- "Os nossos jovens adeptos são, provavelmente, vítimas de bullying pelos colegas"

- "É uma novidade para mim, por isso é que sou bom treinador. Caso contrário já tinha passado por isto antes"

- "Como aguento tudo isto? Trabalho. Não tenho qualquer dúvida de que sairemos desta situação"

- "Se me despedirem, despedem o melhor treinador da história deste clube"