O presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira, disse esta quinta-feira acreditar que vai ser fácil José Mourinho voltar ao ativo, depois da saída do Chelsea, antevendo clubes com “garras afiadas” para o contratar.

“Em primeiro lugar, há de haver clubes já com as ‘garras afiadas’ para contratar José Mourinho. Por outro lado, o Mourinho tem uma força tão grande que não é uma situação destas que fará mudar a sua grandeza e competência. Ele, porventura, se quiser, amanhã, abraçar outro clube não terá problemas nenhuns desse género. Acredito também que ele queira descansar um pouco, para depois tomar com toda a sua competência, energia e vontade outro desafio que, naturalmente, lhe irá surgir. E não serão poucos”, afirmou José Pereira, em declarações à agência Lusa.

O Chelsea anunciou hoje a saída de José Mourinho do comando técnico do clube, que ocupa o 16.º lugar da Liga inglesa, com 15 pontos, após 16 jornadas.

“Um treinador como o José Mourinho nunca enfraquece com qualquer desaire que possa ter. Isto, de facto, é uma situação inesperada, nomeadamente quando se trata de um treinador da estirpe e gabarito do José Mourinho, mas são situações que acontecem por esse mundo fora e diria que a quase todos os treinadores”, admitiu José Pereira.

O representante de classe dos treinadores portugueses reconheceu que a saída de um clube a meio da temporada não beneficia o currículo, mas, no caso de José Mourinho, não afeta a sua reputação.

“Não valoriza, mas também não desprestigia, porque é uma situação específica de uma equipa que foi campeã e que este ano está num lugar que não é compatível, em primeiro lugar com a competência do treinador que a dirige e, em segundo lugar, com a composição da própria equipa, que tem profissionais de alta qualidade. Nada faria prever que chegassem a uma situação destas”, sublinhou.

O presidente da ANTF elogiou Mourinho, assumindo a sua surpresa por só agora, 15 anos depois de ter iniciado a carreira de treinador principal, ter tido uma época má.

“O José Mourinho é o melhor treinador do Mundo. Este lapso de resultados que aconteceu na carreira do José Mourinho é uma admiração só acontecer agora, porque isto é uma consequência lógica da carreira de um treinador de futebol. Não há nenhum treinador que não tenha tido um hiato negativo. Todos nós estamos habituados a um trabalho de excelência e competência de José Mourinho, que desta vez não aconteceu. Mourinho tem tido sempre sucesso, só nesta época é que não teve”, recordou.

José Pereira recuperou também o historial do Chelsea para reiterar o estatuto de Mourinho: “Veja-se o histórico do Chelsea: em 50 anos foi campeão com o Mourinho e depois voltou a ser campeão outra vez com ele. Isto atesta de forma significativa o que são as suas capacidades, que ninguém ousará por em causa, a não ser um ou outro ignorante atrevido, que sempre aparece nestas situações”.