O novo treinador do Chelsea, o holandês Guus Hiddink, pediu hoje aos jogadores que analisem os seus desempenhos e deem o seu melhor para que a equipa possa sair do 15.º lugar da liga inglesa de futebol.

“Falei com os jogadores, claro que falamos do passado e das razões pelas quais estou aqui (...). Não podemos ignorar o que aconteceu no passado recente, pedi-lhes que se vissem ao espelho e fossem críticos, para darem o seu melhor à equipa”, afirmou o holandês, sucessor de José Mourinho como técnico dos ‘blues’.

Hiddink, que já tinha passado pelo Chelsea em 2009, quando substituiu o brasileiro Luiz Felipe Scolari, admitiu que não era suposto ser contratado pelo clube londrino nesta fase da temporada.

“Eu não deveria estar aqui, nesta metade da temporada”, disse, acrescentando: “Isso significa que as coisas não estão a ir bem, tal como previsto no início da temporada. De qualquer forma, estou feliz por estar de volta. Há alguns anos estive aqui numa situação semelhante e tentei ajudar”, afirmou.

O sucessor de José Mourinho, que deixou o clube por mútuo acordo na quinta-feira passada, garantiu que pretende trabalhar para vencer sem, no entanto, se comprometer.

“Ninguém pode garantir os três pontos a cada semana, mas temos de mostrar a nós próprios, aos adeptos e aos adversários que queremos limpar a imagem no que falta da temporada”, afirmou Hiddink em conferência de imprensa.

O técnico holandês recusou-se a comentar um eventual regresso ao clube do costa-marfinense Didier Drogba, que no sábado assistiu ao seu lado á vitória do Chelsea sobre o Sunderland (3-1).

“Trabalhei com ele há cinco ou seis anos, fiquei muito feliz por o ter na equipa. Ele é uma lenda no clube e no mundo. Mas neste momento ele tem contrato com o Montreal Impact [da liga norte-americana, MLS]”, afirmou.

Segundo alguma imprensa, Guus Hiddink terá manifestado o desejo de ter Didier Drogba, de 37 anos, na sua equipa técnica.

Guus Hiddink vai sentar-se pela primeira vez no banco do Chelsea, neste regresso ao clube, no sábado frente ao Wattford, no tradicional "Boxing Day".