O ‘capitão’ do Manchester United Wayne Rooney assegurou hoje que os futebolistas dos ‘red devils’ estão a “lutar” pela permanência do treinador Louis van Gaal,

A comunicação social britânica tem dado conta de que está iminente o despedimento do holandês, que está a meio do seu contrato de três épocas, após somar seis jogos sem vencer e de o treinador ter abandonado, na quarta-feira, a conferência de imprensa devido à especulação sobre a sua permanência no cargo.

“Estamos a lutar pelo treinador e a tentar conseguir resultados para dar a volta. Há muitas pessoas a falar sobre coisas que acreditam que estão a acontecer, quando, na realidade, quem escreve sobre isso não sabe nada do que se está a passar”, afirmou Rooney, em entrevista à estação televisiva Sky Sports, atestando o apoio dos jogadores ao técnico.

O Manchester United ‘caiu’ para o quinto lugar da Liga inglesa no passado fim de semana, ao perder por 2-1 na receção ao Norwich, naquela que foi a terceira derrota seguida em todas as competições.

Os ‘red devils’ visitam o Stoke City no sábado, antes de receber o campeão Chelsea, em Old Trafford, a 28 de dezembro.

Na quarta-feira, Van Gaal respondeu a três perguntas e abandonou a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Stoke City, da 18.ª jornada da Liga inglesa de futebol.

O técnico, de 64 anos, mostrou-se incomodado ao ser confrontado com a especulação sobre a sua saída e eventual substituição por José Mourinho, permanecendo apenas cinco minutos em frente aos jornalistas, aos quais assegurou que só ali estava devido às regras da ‘Premier League’.

“Eu desejo-vos um Feliz Natal e talvez também um feliz ano novo, quando vos vir”, referiu Van Gaal, despedindo-se: “Desfrutem do vinho e da ‘mince pie’ [tarte típica britânica de Natal]. Adeus”.

Antes, o holandês aceitou responder a três perguntas de jornalistas televisivos, recusando todas da imprensa. “Alguém nesta sala sente a necessidade de me pedir desculpa? Era o que eu queria saber”, disparou Van Gaal, quando confrontado sobre a afirmação do treinador do Arsenal, o francês Arsene Wenger, que considerou que o holandês tinha sido “desrespeitado”.

O futuro de Van Gaal no Manchester United tem sido posto em causa desde a eliminação na ‘Champions’ e a especulação ganhou uma maior dimensão desde a passada quinta-feira, quando Mourinho deixou o comando técnico do Chelsea.