O português José Fonte marcou hoje na goleada (4-0) do Southampton ao Arsenal, em jogo da 18.ª jornada da liga inglesa de futebol, que impediu os ‘gunners’ de ascenderem à liderança.

Apesar de iniciar o jogo com o atrativo suplementar de poder assumir a liderança, após a derrota do Leicester em Liverpool, o Arsenal foi surpreendido pela atitude da equipa de José Fonte, que chegou à vantagem através de um pontapé de trivela de Martina, aos 19 minutos.

O irlandês Shane Long, a passe de Mané, elevou para 2-0 aos 55 minutos, e o central José Fonte, aos 69, na sequência de um canto cobrado por Ryan Bertrand, apontou o 3-0, 'sentenciando' de vez o encontro que encerrou o ‘Boxing day’.

Depois de um remate ao poste da baliza defendida por Petr Cech, o Southampton, que foi a equipa que esteve sempre mais perto do golo, elevou para 4-0, novamente por Shane Long, aos 90+1 minutos.

Com a derrota dos dois primeiros classificados, Leicester e Arsenal, que continuam separados por dois pontos, com 38 e 36, respetivamente, Manchester City (3.º, com 35) e Tottenham (4.º, com 32), que derrotaram Sunderland (4-1) e Norwich City (3-0), foram os principais beneficiados da ronda.

O Leicester foi derrotado pelo Liverpool, por 1-0, com um golo do belga Christian Benteke, aos 63 minutos, que ditou a primeira derrota na condição de visitante e a possibilidade desperdiçada pelo Arsenal de ascender à liderança da liga.

O Everton, no penúltimo encontro do ‘Boxing day’ e que antecede em dois dias a última jornada da primeira volta, venceu em casa do Newcastle, por 1-0, com um golo de cabeça de Tom Cleverley, aos 90+3 minutos, que atirou os donos do terreno para a zona de despromoção.

Na receção ao Watford, o Chelsea não foi além de um empate a dois golos, no jogo que marcou a estreia do holandês Guus Hiddink no comando técnico da equipa, que orienta pela segunda vez, depois de uma passagem pelos londrinos em 2009.

O avançado hispano-brasileiro Diego Costa marcou aos 32 e 65 minutos os golos do Chelsea, que há duas semanas rescindiu por mútuo acordo com o treinador português José Mourinho.

Pelo Watford marcaram Deeney, aos 42 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e Ighalo, aos 56.

O Chelsea, que mantém o 15.º posto da liga inglesa, poderia ter desfeito o empate aos 80 minutos, mas o médio brasileiro Óscar falhou uma grande penalidade.

Na visita ao Stoke City, o Manchester United somou o quinto jogo sem vencer e a terceira derrota consecutiva na liga inglesa, ao perder por 2-0.

O espanhol Bojan Krkic, aos 19 minutos, e o austríaco Marko Amautovic, aos 26, marcaram os golos do Stoke City, num jogo em que os adeptos dos ‘Red Devils’ entoaram o nome de José Mourinho.

Nos últimos dias, a comunicação social britânica tem dado conta de que está iminente o despedimento do treinador do Manchester United, o holandês Louis van Gaal, que está a meio do seu contrato de três épocas.

O Manchester United, que na próxima segunda-feira recebe o Chelsea, campeão em título, soma quatro derrotas consecutivas em todas as competições, algo que não ocorria desde 1996, e seguem numa série de sete jogos sem vencer, pela primeira vez desde 1989/90.

Em Manchester, o City conseguiu o segundo resultado mais dilatado do dia, ao golear o Sunderland por 4-1, com golos de Sterling, aos 12 minutos, Yaya Touré (17), Bony (22) e De Bruyne (54).

O golo do Sunderland, que averbou a quarta derrota consecutiva e segue na penúltima posição da tabela, foi marcado por Borini, aos 59 minutos.

O lanterna-vermelha Aston Villa empatou a um golo na receção ao West Ham, que se adiantou no marcador aos 47 minutos, com um tento de Cresswell, mas perdeu a vantagem aos 68 minutos, depois de uma grande penalidade convertida por Ayew.

O Crystal Palace empatou sem golos na visita ao Bournemouth e viu o Tottenham, que venceu por 3-0 na receção ao Norwich, isolar-se no quarto lugar da tabela, enquanto o Swansea do português Éder bateu o West Bromicht, por 1-0.