A Federação Inglesa de Futebol (FA) comprometeu-se hoje a apoiar a investigação sobre alegadas práticas de dopagem do médico Mark Bonar, suspeito de fornecimento de fármacos proibidos a atletas britânicos.

O governo britânico ordenou hoje à Agência Antidoping do Reino Unido (UKAD) uma “investigação urgente” a Mark Bonar, depois de o Sunday Times ter difundido um vídeo em que o médico admite ter receitado fármacos para atletas melhorarem o seu rendimento, entre eles futebolistas da liga inglesa de futebol.

“Estas acusações são muito graves. Por isso, a FA congratula-se pela decisão da UKAD em promover uma investigação sobre as denúncias do Sunday Times. A federação está completamente comprometida em defender a integridade do futebol inglês e trabalhará com a UKAD para o conseguir”, refere o organismo, em comunicado.

No mesma nota, a FA manifestou-se recetiva a acolher “qualquer informação que possa ser relevante” para o esclarecimento do caso.

No vídeo publicado pelo Sunday Times, Mark Bonar diz ter receitado medicação para melhorar o rendimento a 150 desportistas, entre ciclistas, tenistas, jogadores de críquete, pugilistas e futebolistas da liga inglesa.

Entre os futebolistas, o médico disse ter acompanhado jogadores do Arsenal, Chelsea, Leicester e Birmingham City.

Os três primeiros clubes já reagiram, negando as suspeitas de doping entre os seus jogadores.

Em comunicado, o Arsenal manifestou-se “profundamente dececionado” pelas acusações, que, segundo o clube londrino, são “inteiramente sem fundamento”.

O ‘vizinho’ Chelsea considerou as suspeitas “falsas e sem fundamento”, enquanto o Leicester, líder surpresa da ‘Premiership’, mostrou “profunda deceção” por terem sido publicadas “acusações infundadas”.