O Chelsea, campeão inglês de futebol caído em desgraça, voltou hoje ao registo habitual nesta época na Liga, ao perder por 1-0 na deslocação a Swansea, em jogo da 33.ª jornada da prova, liderada pelo sensacional Leicester.

Um golo marcado pelo médio islandês Gylfi Sigurdsson, aos 25 minutos, foi suficiente para a equipa galesa impor a 10.ª derrota da competição ao Chelsea, que tem mais 11 empates e outras tantas vitórias, mantendo-se na 10.ª posição, cada vez mais longe dos lugares europeus.

Apesar do registo modesto, a equipa londrina, que começou a temporada com o português José Mourinho como treinador, já não perdia para o campeonato há 15 jogos, desde 14 de dezembro de 2015 (2-1 no recinto do Leicester), ainda que tenha concedido oito empates durante esse período.

O Southampton é que se aproximou do sexto lugar ocupado pelo West Ham, ao vencer por 3-1 na receção ao Newcastle, penúltimo classificado, beneficiando também da igualdade 3-3 registada algum tempo antes entre os ‘hammers’ e o Arsenal.

O Arsenal deixou escapar uma vantagem de dois golos, marcados por Özil (18 minutos) e Alexis Sánchez (35), permitindo que a equipa anfitriã virasse o resultado a seu favor com um ‘hat-trick’ de Andy Carroll (44, 45+2 e 52), antes de restabelecer o empate por Koscielny (70).

O lanterna-vermelha Aston Villa sofreu a 23.ª derrota em 33 jogos, ao perder por 2-1 em casa com o Bournemouth e só não ficou já hoje matematicamente despromovido ao segundo escalão porque o Norwich, 17.º colocado e primeira equipa acima da ‘linha de água’ saiu derrotado por 1-0 na visita ao Crystal Palace.