O sensacional Leicester está a apenas cinco jornadas de chegar ao sonho de vencer pela primeira vez Premier League, contra toda as previsões e quando no início da época o objetivo era a manutenção. Este fim-de-semana a equipa venceu o Sunderland (2-0) e somou a sua quinta vitória consecutiva e leva sete pontos de vantagem sobre o Tottenham que é o segundo classificado.

Depois de uma década de ausência da Premier League, os "foxes" regressaram à elite depois de vencerem a first division em 2013/2014. Curiosamente, Paulo Sousa orientou a equipa em 2010, mas sem grandes resultados.

Na temporada passada, a equipa conseguiu escapar de forma milagrosa da descida de divisão. No dia 3 de abril do ano passado, a equipa comandada por Claudio Ranieri ocupava o último lugar da tabela, a sete pontos da salvação, nos últimos jogos conseguiu conquistar sete triunfos em nove, terminando num honroso 14º lugar da tabela.

Com um orçamento relativamente modesto, perante os milionários orçamentos do Chelsea, Manchester United ou Manchester City, seria inimaginável que esta equipa que tantos anos esteve afastada do escalão maior em Inglaterra, pudesse estar não só luta pelo título, como neste momento, só cinco jornadas separam os "foxes" do sonho.

Certo é que pelo menos um objetivo já foi garantido: A presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O próprio clube inglês, com algum humor, depois de ter assegurado esse objetivo comentou o feito, passando a seguir nas redes sociais a página da Liga dos Campeões.

O Leicester assegura o título da Premier League se vencer o West Ham, o Swansea e o Manchester United nas próximas três jornadas. Nos últimos dois jogos da prova, a equipa recebe o Everton e na última jornada desloca-se a Stamford Brdge para defrontar o Chelsea. Calendário complicado, mas que certamente não intimida nem esmorece a confiança de uma equipa que parece estar protegida por uma aura de vitória.

Caso o Leicester vença o campeonato também será o regresso à ribalta de um técnico que estava algo descredibilizado entre os seus pares. Claudio Ranieri cujo passado como técnico não está corado de títulos, pode conquistar o primeiro título inglês aos 64 anos. Com a Fiorentina venceu a Supertaça italiana e a Taça de Itália. Com o Valência, venceu a Taça Intertoto, a Copa do Rei e a Supertaça Europeias. Na partida do último fim-de-semana, o técnico saiu emocionado do encontro, depois de mais um triunfo de uma equipa de trabalho e sem estrelas.

Num ano atípico na Premier League, o título vai ser mesmo decidido entre o Tottenham e o Leicester. E sim não se trata de uma piada de 1 de abril. Ninguém diria que esta pudesse ser a realidade há um ano atrás.

Figuras

James Vardy

Vardy está a viver uma espécie de conto de fadas aos 29 anos. Depois de andar pelos escalões secundários e de ter trabalhado em fábricas, o dianteiro é o segundo melhor marcador do campeonato, com 21 golos, atrás de Harry Kane que leva 25. Pela primeira vez, o atacante chegou à seleção inglesa e deverá ter presença garantida no Europeu em França.

Ryan Mahrez

O extremo argelino tem estado em destaque esta temporada e é um dos reis das assistências no campeonato inglês. Golos já são 17 na Premier League.

Schmeichel

Depois de uma passagem mal sucedida pelo City, O filho do mítico Peter Schmeichel pode à semelhança do pai sagra-se campeão da Liga inglesa. Tem sido um dos bastiões da equipa do Leicester.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.