Os clubes da liga inglesa de futebol permaneceram rentáveis pela segunda época consecutiva, apesar do aumento da massa salarial nas suas finanças, segundo estudo da consultora Deloitte, hoje revelado.

As receitas, antes de impostos, situam-se nos 120 milhões de libras (cerca de 150 milhões de euros), um valor que é o segundo melhor de sempre no conjunto dos 20 emblemas da ‘Premier League’, referencia o comunicado do gabinete que analisou as contas, onde são apresentadas as principais conclusões de um estudo completo, a apresentar em junho.

No entanto, os clubes ingleses viram baixar essas receitas em cerca de 37 por cento, por comparação com a época 2013/14, quando voltaram ao ‘verde’ nas contas, a primeira vez em 15 anos, um período em que acumularam milhares de milhões em perdas.

A principal causa dos menores lucros tem a ver com o desembolso de um valor recorde estimado em cerca de 2,5 mil milhões de euros relativos a salários, de modo a adquirir ou conservar estrelas do futebol britânico e internacional, o que representou uma subida de seis por cento da temporada anterior para a presente.

No entanto, a receita acumulada aumentou cerca de três por cento, atingindo um novo recorde, de 4,3 mil milhões de euros.

Na presente temporada, a ‘Premier League’ continuou a render de forma sólida no que diz respeito a direitos televisivos, contando com um valor de três mil milhões de libras, que subirá para 5,1 mil milhões (6,4 mil milhões de euros) no conjunto das próximas três épocas.