O Liverpool perdeu hoje a oportunidade de subir aos lugares de acesso às competições europeias, ao empatar (2-2) na receção ao Newcastle, que continua na luta pela manutenção no campeonato inglês de futebol, à 35.ª jornada.

Em Anfield Road, os ‘reds’ até estiveram a vencer por dois, após os remates certeiros de Sturridge e Lallana, aos dois e 30 minutos, mas acabaram por deixar fugir o triunfo na segunda parte.

Antepenúltimo classificado da prova, a dois pontos da salvação, o Newcastle alcançou um precioso empate com golos do senegalês Cissé, aos 48 minutos, e de Colback, aos 66.

Com este resultado, o Liverpool segue no sétimo posto, com 55 pontos, menos um que o West Ham, sexto, que recebe o Manchester United.

Na luta pelos lugares europeus está também o Southampton que, com José Fonte e Cedric no ‘onze’, foi vencer por 4-2 ao terreno do Aston Villa, último classificado e já com lugar reservado na ‘Championship’.

Em Birmingham, o sérvio Tadic foi figura da partida, ao assinar um ‘bis’ para os ‘saints’, enquanto Cedric assistiu o senegalês Mané no quarto golo dos forasteiros, já nos descontos.

O ainda campeão Chelsea subiu provisoriamente ao nono lugar da ‘Premier League’, com uma goleada (4-1) no terreno do Bournemouth, emblema estreante na prova e que já tem garantida a manutenção.

O belga Hazard, melhor jogador da competição na última temporada, ‘bisou’ pela primeira esta época, enquanto o brasileiro Willian e o espanhol Pedro fizeram os restantes golos dos ‘blues’. Elphick fez o tento de honra da equipa da casa.

No primeiro encontro do dia, o Manchester City manteve-se na luta pelo apuramento direto para a Liga dos Campeões, após golear em casa o Stoke City, por 4-0, com um ‘bis’ de Iheanacho.

O avançado nigeriano, de apenas 19 anos, marcou aos 64 e 74 minutos e completou a goleada dos ‘citizens’, que ao intervalo já venciam por 2-0, com golos do ex-FC Porto Fernando, aos 35, e Aguero, aos 42, na marcação de uma grande penalidade.

Com este triunfo, o Manchester City, que na terça-feira vai receber o Real Madrid nas meias-finais da ‘Champions’, subiu provisoriamente ao terceiro lugar, com mais um ponto do que o Arsenal, que no domingo desloca-se ao terreno do Sunderland.

Por seu lado, o Stoke City caiu para o 10.º posto e despediu-se da possibilidade de poder alcançar um lugar nas competições europeias da próxima temporada.

No domingo, destaque para a receção do líder Leicester City aos galeses do Swansea City.