Os ‘citizens’ mantiveram-se no quarto lugar, o último que pode dar aceso à próxima edição da Liga dos Campeões, mas passaram a dispor de quatro pontos de vantagem sobre os ‘red devils’, que pode ser reduzida para apenas um quando o rival citadino acertar o calendário.

O Southampton, que subiu ao sétimo lugar e ainda sonha com a Liga Europa, beneficiou da eficácia do avançado senegalês Sadio Mane, autor de três golos, aos 28, 57 e 68 minutos – o segundo dos quais após assistência do defesa português José Fonte -, tendo Shane Long inaugurado o marcador, aos 25.

O City apresentou uma equipa desfalcada de vários habituais titulares, a pensar no jogo da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, com o Real Madrid (0-0 no primeiro encontro), de pouco lhe valendo o ‘bis’ do avançado nigeriano Kelechi Iheanacho, aos 44 e 78 minutos.

Horas antes, o Leicester tinha adiado a conquista de um título histórico em Inglaterra, mas o empate 1-1 no estádio do Manchester United pode ser suficiente para as ‘foxes’ festejarem ainda na nesta ronda.

O avançado francês Anthony Martial colocou o United em vantagem logo aos oito minutos, mas o Leicester respondeu de imediato, restabelecendo a igualdade aos 17, pelo defesa jamaicano Wes Morgan, e resistiu à pressão final dos anfitriões quando jogava com 10 jogadores, devido à expulsão do médio Daniel Drinkwater, aos 86.

O Leicester, que teria garantido já hoje o seu primeiro título se saísse vitorioso de Old Trafford, ainda pode terminar a jornada como um dos mais improváveis campeões ingleses, necessitando para isso que o perseguidor Tottenham não ganhe na segunda-feira no recinto do Chelsea, ainda detentor do troféu.

O dia em Inglaterra começou com o Swansea a assegurar a permanência na Liga principal, ao vencer por 3-1 na receção ao Liverpool, num jogo em que o técnico dos ‘reds’, Jurgen Klopp, poupou vários habituais titulares.

André Ayew, aos 20 e 67 minutos, e Jack Cork, aos 33, marcaram os golos da formação comandada pelo italiano Francesco Guidolin, enquanto o Liverpool reduziu aos 65, por Benteke, pouco antes de ter ficado reduzido a 10 jogadores, aos 76, por expulsão de Bradley Smith.

O Swansea subiu ao 13.º lugar, com mais 11 pontos do que o Sunderland, 18.º e primeira equipa na zona de despromoção, enquanto o Liverpool caiu para o oitavo posto, a poucos dias de receber o Villarreal, na segunda mão das meias-finais da Liga Europa, depois de ter perdido a primeira por 1-0, em Espanha.