O Arsenal conseguiu um importante empate em casa do Manchester City (2-2), segurando o terceiro lugar na Liga inglesa de futebol e deixando os ‘citizens’ sob ameaça de perder a vaga para a Liga dos Campeões.

O City, que será treinado na próxima época pelo espanhol Pep Guardiola, marcou primeiro, por Aguero (08 minutos), mas os londrinos foram sempre atrás da desvantagem, igualando por Giroud, aos dez minutos.

Na segunda parte a história repetiu-se: o City ganhou nova vantagem, por De Bruyne, aos 51, mas Alexis Sanchez igualou, aos 68.

O empate mantém o Arsenal na terceira posição, a última de acesso direto à ‘Champions’ e com a equipa ainda em posição de discutir o segundo lugar, ficou a dois pontos do Tottenham, que nesta penúltima jornada (37.ª) perdeu em casa com o Southampton (2-1).

Com o campeão, Leicester, definido, os lugares da Liga dos Campeões ganham particular emoção, com três vagas em aberto, duas diretas e uma para a qualificação.

O Tottenham ocupa a primeira, como segundo classificado, com 70 pontos, seguido de Arsenal, com 68, nos dois lugares diretos (além daquele que pertence ao campeão Leicester), e o City é quarto, com 65 pontos.

Nesta luta está também ainda o Manchester United, quinto, com 63 pontos, mas que pode chegar aos 69, por ter dois jogos a disputar, contra apenas um por parte de Arsenal e Manchester City.

Na última jornada, o Tottenham, na discussão da segunda posição, visita o ‘aflito’ Newcastle, enquanto nos pontos que vão definir as posições para a Liga dos Campeões o Arsenal defronta ainda o Aston Villa (já despromovido), o City visita o Swansea, e o Manchester United terá pela frente o West Ham e o Bournemouth.

O West Ham ainda tem interesses europeus (Liga Europa) quando a uma jornada do final está a um ponto da sexta posição, ocupada por Southampton.

É um despique que interessa também a Liverpool, que é oitavo e está a dois pontos do sexto lugar depois de hoje ter vencido em casa o Watford, de Quique Flores (2-0).

Os ‘reds’ podem ter outra via de qualificação europeia e ainda mais apetecível, já que garantem a entrada direta na Liga dos Campeões se vencerem na final da Liga Europa os espanhóis do Sevilha.

Nos jogos de hoje a nota negativa vai para a lesão do internacional inglês Danny Welbeck, do Arsenal, que teve que sair aos 25 minutos de jogo, com a suspeita de uma lesão no joelho direito que o poderá afastar do Euro2016.