O Arsenal termina a época como vice-campeão de futebol em Inglaterra, ao ultrapassar o Tottenham na última jornada, depois de vencer e ver os ‘spurs’ perderem na visita ao Newcastle.

A edição 2015/16 da Liga Inglesa, quando já estava encontrado o campeão Leicester e os despromovidos Newcastle, Norwich e Aston Villa, só não fica desde já concluída devido ao cancelamento do jogo entre Manchester United-Bournemouth.

Um pacote suspeito levou a polícia a retirar cerca de 10.000 adeptos que estavam no estádio Old Trafford para assistir ao jogo, da 38.ª e última jornada da Liga inglesa de futebol.

Os adeptos foram conduzidos para fora a do estádio a cerca de 20 minutos do início do jogo, que estava agendado para as 15:00, e face às suspeitas o jogo foi cancelado.

No que toca a decisões, o Arsenal ultrapassou ‘in extremis’ o Tottenham, equipa que lutou quase toda a época com o Leicester pelo título de campeão.

Os ‘gunners’ golearam hoje o Aston Villa (4-0) e passaram a somar 71 pontos, enquanto o Tottenham saiu ‘atropelado’ na visita ao Newcastle (5-1), numa fase final de clara queda da equipa de Mauricio Pochettino.

Na ‘Champions’ entram diretamente na fase de grupos Leicester, Arsenal e Tottenham, enquanto o Manchester City, que empatou na deslocação ao terreno do Swansea entra na qualificação da Liga dos Campeões.

Outro europeu, mas na Liga Europa, é o Southampton, que goleou hoje o Crystal Palace (4-1), com José Fonte a titular e Cédric Soares no banco.

Os ‘saints’ asseguram a vaga, bem como Manchester United, ao passo que o West Ham, que caiu para o sétimo lugar, pode ter em risco uma participação europeia.

O West Ham desceu para a sétima posição, ao perder hoje fora com Stoke city (2-1), e só discutirá o acesso à Liga Europa se for o Manchester United a conquistar a Taça de Inglaterra e não o Crystal Palace.

O Liverpool, que termina o campeonato em oitavo, também pode entrar na Liga dos Campeões, mas apenas se vencer o Sevilha na final da Liga Europa.

Por último uma nota para o empate entre Chelsea e Leicester, num jogo entre o ex-campeão e o atual, com as duas equipas a igualarem-se a um golo em Stamford Bridge.