O italiano Claudio Ranieri, que levou o Leicester a um inédito título de campeão inglês de futebol, conquistou mais uma distinção, ao ser eleito o treinador do ano pela Associação de Treinadores de Inglaterra (LMA).

A equipa do técnico, de 64 anos, surpreendeu tudo e todos, ao conquistar a ‘Premier League’, quando tinha nas casas de apostas probabilidades de uma para 5.000, e depois de na última época ter andado a lutar pela manutenção.

Ranieri é o segundo treinador não britânico a receber a distinção da LMA, depois de o francês Arséne Wenger, técnico do Arsenal, ter sido galardoado em 2002 e 2004.

O treinador do Leicester já tinha sido igualmente distinguido técnico do ano pela ‘Premier League’.

“Disse aos meus jogadores que queria que jogassem futebol inglês e meti um pouco das minhas táticas italianas nos seus corações ingleses e pudemos fazer algo de especial”, afirmou Claudio Ranieri.

O treinador, que conquistou o seu primeiro título de campeão, enquanto técnico, reiterou que foi “um conto de fadas”, para o qual ainda não tem respostas.

Depois de também ter sido eleito treinador italiano do ano, Ranieri sucede nesta nova distinção, pela LMA, a Eddie Howe, que foi premiado pelo facto de no último ano ter colocado pela primeira vez na ‘Premier’ o Bournemouth.