O jovem futebolista inglês Lewis Cook vai ter a oportunidade de se mostrar na I Liga inglesa, depois de o Bournemouth ter garantido hoje a sua contratação ao Leeds United.

Cook, de 19 anos – nomeado jogador jovem do ano da época passada –, assinou um contrato de quatro anos por uma verba que não foi revelada.

A sua contratação premeia a persistência do Bournemouth, que falhou uma primeira tentativa feita na janela de transferências de janeiro, e constitui um golpe para o polémico proprietário do Leeds United, Massimo Cellino, que manteve conversações com o agente do jogador para a renovação do contrato.

“Estamos muito satisfeitos por trazer para o clube uma das promessas mais brilhantes do país”, disse o diretor executivo do Bournemouth, Neill Blake, em declarações ao sítio do clube na internet.

O dirigente do Bournemouth acrescentou que Lewis “tem impressionado desde que conquistou o seu lugar no Leeds United” e não tem dúvidas de que vai continuar a sua rápida evolução sob a tutela de Eddie (Howe) e Jason (Tindall).

"Ele representou a Inglaterra nos escalões de formação, ganhou muitos prémios individuais na última temporada e estamos ansiosos para vê-lo florescer ainda mais no Vitality Stadium ao longo dos próximos quatro anos”, reforçou Neill Blake.

Cook, que representou a seleção de sub-17 que venceu o campeonato da europa de 2014, jogou 85 vezes pelo Leeds nas suas duas primeiras épocas como profissional.

É a terceira contratação da época para o Bournemouth, que quer manter o seu estatuto de clube da 'Premier League', na qual se manteve a época passada sem apuros, depois de ter sido considerado à partida um dos favoritos a descer ao 'Championship' (segundo escalão).

O jovem futebolista junta-se assim às aquisições do médio norte-americano Emerson Hyndman ao Fulham e ao francês Lys Mousset, proveniente do Le Havre, ambos de 20 anos, enquanto o clube avançou com uma oferta de 17,5 milhões de euros para a contratação do ala do Liverpool, Jordan Ibe, de 20 anos.