A contratação anunciada de Sam Allardyce, de 61 anos, insere-se, de acordo com a nota informativa publicada no sítio da FA na Internet, na “reestruturação compreensiva” da estrutura técnica da seleção inglesa, eliminada pela Islândia nos oitavos de final do Euro2016.

“Estou bastante honrado por ter sido escolhido para selecionador de Inglaterra especialmente, e não é novidade para ninguém, por este ser o papel que eu sempre desejei desempenhar”, disse Sam Allardyce, que terá como primeiro objetivo a qualificação para o Mundial2018, na Rússia.

A oficialização do técnico do Sunderland surge após o presidente da FA, Greg Dyke, ter confirmado na quinta-feira que Sam Allardyce seria o novo selecionador de Inglaterra e que a sua contratação deveria ser ratificada hoje em reunião de direção.

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar a seleção a alcançar os sucessos que os nossos adeptos merecem. Acima de tudo, temos que deixar a nação orgulhosa com a sua seleção”, acrescentou Sam Allardyce, que substitui no cargo Roy Hodgson.

Allardyce foi a escolha unânime de um painel de três responsáveis, que consideraram o treinador do Sunderland o mais indicado para preencher o cargo, à frente de, entre outros ‘candidatos’, casos de Steve Bruce, Eddie Howe e Jurgen Klinsmann.

O novo selecionador inglês, que vai estrear-se num jogo particular em Wembley, a 01 de setembro, referiu que o foco do seu trabalho vai incidir em obter resultados positivos com a seleção principal, mas sem descurar e acompanhar a evolução dos escalões de formação, recheados de jogadores com talento e empenhados.

A imprensa avançou que a primeira escolha da FA seria o treinador francês Arséne Wenger, mas que o técnico teria descartado essa hipótese, virando-se o organismo para a hipótese de Allardyce, com a recomendação de Alex Ferguson.

A Inglaterra procurava um novo selecionador após a demissão de Roy Hogdson a seguir à eliminação nos oitavos de final do Euro2016, em França, frente à surpreendente e estreante Islândia (2-1).