Pep Guardiola abordou o seu legado como treinador. O técnico do Manchester City considera que o trabalho de um treinador não deve ser medido pelo número de títulos que ganha.

"É um grande erro qualificar um treinador pelos títulos que ganha. É habitual que se faça, mas é um erro. No meu caso, treinando equipas como o Barcelona ou o Bayern Munique é muito fácil ganhar títulos. O mais importante é o legado que deixas, a influência que tens nos jogadores e noutros treinadores. Essa é a grande demonstração da importância de Johan", afirmou Pep, ao programa ´El Món` da RAC1, sobre o livro biográfico de Johan Cruyff.

O treinador catalão falou também dos tempos em que passou com Cruyff e dos conselhos que o holandês lhe deu quando ambos se cruzaram no Barcelona.

"Pedia-lhe conselhos sobre muitas coisas, especialmente sobre gestão de balneários, quando tinha problemas com algum jogador ou vinham as famílias falar comigo", atirou.

Ora, sobre treinadores e títulos, Vanderley Luxemburgo tem outra visão. O técnico brasileiro criticou, de forma dura, Pep Guardiola, considerando-o um produto de 'marketing'.