A Policia britânica revelou hoje que já há cerca de 350 processos de jovens futebolistas vítimas de abusos sexuais por parte de treinadores na Grã-Bretanha, depois de vários atletas terem relatado situações pessoais.

"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a federação de futebol para garantir que a resposta a este significativo e crescente número de vítimas, a todos os níveis, seja coordenada de forma eficaz", disse o chefe de Polícia Simon Bailey.

O Conselho Nacional de Chefes de Policia (NPCC) referiu que “uma quantidade significativa de chamadas” foram recebidas nas várias divisões depois de ex-jogadores se terem apresentado a falar sobre o abuso que sofreram quando crianças.

O diretor da federação (FA na sigla inglesa), Martin Glenn, disse, por seu lado, que duvida de que a sua organização tenha tentado encobrir os alegados atos de pedofilia no futebol Inglês, que vieram a público em meados de novembro.

“A FA está a efetuar a sua própria investigação, que entregou a um advogado especializado na área de proteção de menores (Kate Gallafent), a quem foi pedido que faça luz sobre este assunto”, disse Martin Glenn, na apresentação do selecionador inglês Gareth Southgate.

Os números revelados pelo NPCC, ainda de acordo com a BBC, foram baseados em investigações existentes, bem como numa nova linha de ajuda para a prevenção da crueldade contra as crianças (NSPCC).

A linha de apoio, que recebeu mais de 860 chamadas na primeira semana e remeteu 60 casos para a Policia e Assistência Social, é apoiada pela FA e pelo capitão da seleção inglesa, Wayne Rooney, que é um embaixador da NSPCC.

Em termos comparativos, este numero triplicou em relação às chamadas efetuadas nos primeiros três dias da linha de apoio montada para as vitimas de Jimmy Savile, um ex-apresentador de televisão tido com um molestador em série.

Simon Bailey, responsável da NPCC para a área de proteção de crianças, encorajou e desafiou todas as pessoas que tenham conhecimento de casos de abuso de crianças que não fiquem caladas e apresentem às autoridades os seus testemunhos.