O empate no último fim de semana, frente ao Liverpool, terminou com a onda vitoriosa do Manchester United, que se encontrava com nove vitórias em nove jogos. E este empate pode ser justificado com a incapacidade dos 'red devils' em marcar golos quando têm oportunidade para isso.

Segundo a Opta, uma empresa de análise de dados estatísticos no desporto, o clube treinado por José Mourinho é o pior da Premier League no que diz respeito a concretizar as oportunidades flagrantes que tem durante os jogos.

A empresa refere que o Manchester United marcou nove vezes menos do que qualquer outro candidato ao título esta época, sendo também o clube que menos aproveita as oportunidades criadas, em relação às 20 equipas que jogam na Primeira Liga Inglesa.

O clube de Manchester apenas conseguiu concretizar 12 das 37 oportunidades criadas e que, em condições normais, resultariam em golo. Estes dados revelam que o emblema de Old Trafford tem uma taxa de concretização de apenas 32.43%.

Se compararmos com os restantes candidados ao título, é claro porque é que o Manchester United está apenas a lutar para garantir um lugar que lhe permita aceder à Liga dos Campeões na próxima época. O Liverpool tem uma taxa de concretização de 60% e o Arsenal é o único clube do top-6 que possui uma taxa de concretização abaixo dos 50%. No entanto, com um resultado de 48.89%, os ‘gunners’ têm uma taxa bem superior ao United.

Os jogos dos ‘red devils’ contra Everton, Burnley, West Ham, Arsenal e Stoke City – que acabaram em empate – viram o clube de Mourinho a dominar no campo das oportunidades criadas, mas sem conseguirem garantir a vitória.

No jogo com o Everton, Herrera atirou uma bola ao poste, pouco tempo antes de Leighton Baines ter empatado para o clube de Liverpool no início de dezembro, enquanto no jogo com o West Ham Jesse Lingard falhou muitas oportunidades de golo.

Se o United conseguisse converter uma maior percentagem das suas oportunidades em cada um destes jogos, poderia esperar outro resultado na tabela classificativa. Aliás, se conseguissem concretizar estas oportunidades, os ‘red devils’ estariam na segunda posição e apenas a dois pontos do líder Chelsea.

Zlatan Ibrahimovic, apesar de ter falhado várias oportunidades, já conta com 14 dos 32 golos marcados pelo emblema esta época, enfantizando não só a dependência do jogador sueco mas também que é necessário concretizar mais ocasiões se o Manchester United quer ter a hipótese de jogar a Liga dos Campeões na próxima época.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.