“A lenda dos ‘reds’ assumirá a função de treinador na academia de formação em Kirby, desempenhando um papel abrangente no desenvolvimento profissional dos jovens jogadores”, informou o Liverpool.

Gerrard vai assumir as suas novas responsabilidades em fevereiro, regressando assim ao clube no qual foi profissional durante 17 anos, depois de escalar todos os degraus da formação na academia.

“Ele tem sido uma presença assídua na academia desde o final da sua carreira nos ‘reds’, criando ligações com alguns dos grupos mais jovens, enquanto trabalhava na sua formação como treinador”, destaca o texto, que salienta ainda “a experiência valiosa” e o “incomparável conhecimento” que o antigo médio pode transmitir às camadas jovens.

Para o inglês, de 36 anos, o regresso ao Liverpool, “o lugar onde, profissionalmente, tudo começou”, representa o fechar de um círculo.

“No entanto, esta não é uma decisão baseada na emoção. Trata-se do que eu posso oferecer ao Liverpool. Penso que não tenho de explicar às pessoas o que este clube significa para mim, mas quando soube que regressar era uma opção séria, quis ter a certeza que era um papel importante e um papel no qual eu pudesse realmente organizar a instituição”, assumiu.

Gerrard considera que o novo desafio representa uma grande oportunidade para crescer como treinador.

Símbolo do clube, o antigo capitão dos ‘reds’ regressa a casa da qual se despediu em 2015 para emigrar para os norte-americanos LA Galaxy.

Gerrard, que anunciou a sua retirada dos relvados no final de novembro, vestiu a camisola do Liverpool 710 vezes, marcou 186 golos e conquistou dez troféus.