Inspirando-se no sucesso de Marco Silva no comando técnico do Hull City, o The Telegraph fez uma lista de 20 treinadores que, na opinião da publicação britânica, não estão a ver o seu valor reconhecido e, como tal, mereciam uma oportunidade na Premier League para mostrarem todo o seu potencial.

De acordo com o The Telegraph, existem, portanto, cinco portugueses que se encaixam neste perfil: Nuno Espírito Santo (FC Porto), Rui Vitória (Benfica), Jorge Jesus (Sporting), Leonardo Jardim (Mónaco) e André Villas Boas (Shanghai SIPG).

No caso do atual treinador dos ‘dragões’, a publicação refere a luta acesa com o Benfica no campeonato, mas não esquece o apuramento do Rio Ave para a Liga Europa, na altura orientado por Nuno Espírito Santo.

Rui Vitória, por sua vez, merece destaque pela elevada percentagem de vitórias ao serviço do Benfica (82%), assim como pela conquista do campeonato e da Taça da Liga na época transata.

“Deve haver uma razão para nenhum clube da Premier League ainda o ter contratado.” É desta forma que o The Telegraph se refere a Jorge Jesus, enaltecendo o seu vasto currículo e progressão desde clubes mais modestos até aos ditos ‘grandes’, assim como a conquista de três campeonatos pelo Benfica e as duas presenças na final da Liga Europa.

Sobre André Villas Boas, que, curiosamente, sabe o que é competir na Premier League (orientou o Chelsea e o Tottenham), a publicação considera que foi a passagem pela Rússia, onde trabalhou no Zenit, que fez com que o treinador evoluísse. “Devia ter tido mais tempo em Inglaterra”, pode ler-se.

Leonardo Jardim completa a mão cheia de técnicos lusos que poderiam singrar na Premier League. O site destaca o trabalho desenvolvido pelo atual treinador do Mónaco com os jovens, considerando que o primeiro lugar dos monegascos na liga francesa acaba por não surpreender dado o mérito do treinador madeirense.

Veja as fotos