Futebol/ Inglaterra

03-05-2017 17:25

Inglaterra vai testar suspensões temporárias na próxima época

Cartões amarelos passam a significar castigos de 10 minutos que são cumpridos fora de campo.
Jogador do Panamá morto a tiro
Foto: SAPO Desporto

Inglaterra pode revolucionar o futebol

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A Federação Inglesa de Futebol está a realizar contactos para tentar implementar castigo temporários a partir da próxima temporada nos campeonatos ingleses. De acordo com o jornal Record, a federação inglesa abordou mais de um milhar de clubes dos escalões inferiores do futebol em Inglaterra no sentido de se pronunciarem sobre a disponibilidade para experimentar esse processo na próxima temporada. Para já, os contactos da Federação Inglesa têm como alvo os escalões mais baixos do futebol inglês.

As suspensões temporárias são uma medida experimental em que um cartão amarelo deixa de ser um aviso para se transformar num castigo temporário de 10 minutos. Nesse intervalo, o jogador fica fora do relvado e sem poder interferir no decorrer do encontro. Após o fim do castigo, o jogador regressa ao jogo como mais um atleta normal.

O objetivo passa por punir o jogador e a equipa ao mesmo tempo. Para além de o jogador ficar ‘amarelado’ e em risco de ser excluído em definitivo, a equipa fica parte do encontro com menos um jogador. Desta forma, a federação inglesa espera poder vir a diminuir a agressividade e melhor as finanças dos clubes mais pequenos.

Com efeito, cada cartão amarelo visto por um jogador num jogo de futebol custa uma média de 10 libras a cada clube. Nos jogos mais ‘quentes’, os valores podem chegar a um valor bastante alto para emblemas que militam no sétimo escalão do futebol britânico.

Por enquanto, a medida continua a ser um protótipo em estudo por parte da federação inglesa. Os contactos com os clubes estão a ser feitos por e-mail.

Conteúdo publicado por Sportinforma