Liga inglesa

26-05-2017 18:58

Oficial: Bernardo Silva no Manchester City

Valores do negócio e duração do contrato não foram revelados.
Bernardo Silva
Foto: MANCHESTER CITY

Bernardo Silva

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

É a primeira grande transferência deste mercado. Bernardo Silva foi esta sexta-feira oficializado como reforço do Manchester City. Em comunicado divulgado no site oficial, os 'citizens' confirmam a contratação do internacional português ao Mónaco, mas não revelam os valores envolvidos no negócio - a imprensa inglesa fala em 60 milhões de euros - nem a duração do contrato.

"Manchester City está deliciado por poder confirmar que Bernardo Silva vai juntar-se ao clube, proveniente do Mónaco, a 01 de julho", revela o clube de Manchester, juntando uma foto do jogador com a camisola 20.

O antigo jogador do Benfica, revelam os 'citizens', apresenta-se a 1 de julho. Para trás fica uma época de grande sucesso no emblema orientado por Leonardo Jardim, onde se sagrou campeão em França.

"É uma sensação ótima. Estou numa das melhores equipas do mundo. É fantástico ter tido esta oportunidade. Estou ansioso para ajudar a equipa a conseguir os seus objetivos", disse o jogador ao site do clube.

Bernardo Silva mostrou-se ainda ansioso por trabalhar com Pep Guardiola. "Se não é o melhor treinador do mundo, é um dos melhores. É óbvio que quando se tem a oportunidade de ser orientado por Guardiola, não se pode dizer que não", salientou.

A mudança do português para o Mónaco, de resto, poderá render cerca de 1,8 milhões de euros aos cofres do Benfica, clube onde o internacional português fez a formação, isto se se confirmar os valores do negócios avançados pela imprensa britânica.

De acordo com o jornal Record, o mecanismo de solidariedade da FIFA prevê que os clubes que um jogador representa entre os 12 e os 23 anos dividam 5 por cento do valor total da transferência.

Bernardo Silva chegou à Luz com sete anos e deixou as águias em 2014/15, depois de fazer 20 anos. Contudo, como essa temporada foi passada no Mónaco, considera-se que a formação nos encarnados foi até aos 19 anos.
Dos 12 (data mínima imposta pelos regulamentos) aos 15 anos, cada temporada é recompensada com 0,25 por cento do valor total da transferência. A partir dos 16, esse valor passa por 0,5 por cento. Assim sendo, as 'águias' terão direito a 3 por cento dos já referidos 60 milhões de euros, ou seja 1,8 milhões de euros.

No pódio das transferências mais caras no que toca a portugueses

A confirmarem-se os números, Bernardo Silva entra no top 3 das transferências mais caras da história do futebol português. No pódio estão Ronaldo, que em 2009 custou ao Real Madrid 94 milhões de euros e ainda Figo, que trocou Barcelona por Madrid a troco de 62 milhões.

O próprio Bernardo Silva fez questão de partilhar nas redes sociais a mudança para os 'citizens'. "Muito feliz por ter assinado pelo Manchester City. Espero fazer os adeptos orgulhosos e juntos conquistarmos muitos títulos", pode ler-se no Twitter.

Depois da confirmação dada pelo Manchester City foi a vez de o Mónaco desejar boa sorte ao internacional português "Boa viagem, Messizinho", escreveu a equipa do Principado no Twitter.


O Benfica, clube onde Bernardo Silva, fez a formação, também já reagiu à contratação do 'Messizinho' do Seixal.

Conteúdo publicado por Sportinforma