O antigo treinador do SL Benfica confessou ser um admirador das qualidades do treinador português e em declarações à “Gazzeta dello Sport” comparou Mourinho a Helenio Herrera.

"Vejo Mourinho como o novo Helenio Herrera. É um técnico muito competente no banco a comunicar. É difícil a adaptação ao futebol italiano e ele conseguiu adaptar-se muito bem. Entendeu as dificuldades do futebol em Itália".

José Mourinho tem uma forma especial de estar no banco de suplentes e a forma como lida com os nervos tem-lhe custado diversos processos disciplinares em Itália. Para o treinador italiano, Mourinho tem cedido aos nervos algo muito comum na profissão de treinador.

“Nós, treinadores, sofremos muito no banco e cedemos aos nervos. Aconteceu comigo no Mundial da Coreia, quando atirei uma garrafa contra o banco. Mas não quero, com isto, absolver o Mourinho".

Helenio Herrera treinou clubes como Barcelona, Inter, Roma e Atlético de Madrid somando diversos títulos nos diversos clubes por onde passou. Na década de 50, antes de ser contratado pelo Barcelona em 1958, Herrera treinou o Belenenses entre 1956 e 1958.