Bearzot, que nasceu vila italiana de Aiello del Friuli em 1927, estava gravemente doente há vários anos, tendo sido operado em 2004.

Enquanto jogador, Enzo Bearzot alinhou no Inter de Milão e no Torino, tendo representado a selecção transalpina numa única ocasião.

Bearzot era o treinador com mais jogos no comando técnico da seleção italiana, com 104 partidas disputadas, tendo conduzido a “squadra azzurra” ao terceiro de quatro títulos de campeã do Mundo, e ao quarto posto no Mundial Argentina1978.

Enzo Bearzot assumiu o comando técnico da selecção sub-23 de 1975, transitando depois para a equipa principal.

Em 1978, levou a Itália ao Mundial da Argentina, depois de ter falhado a qualificação para o Europeu de 1976, com uma equipa na qual despontavam várias jovens estrelas como Paolo Rossi.

Quatro anos mais tarde, os transalpinos de Bearzot conquistaram o título Mundial, ao derrotarem na final a Alemanha, por 3-1.

Depois de ter falhado presença no Europeu de 1984 e de ter sido afastado do Mundial de 1986 nos oitavos de final, demitiu-se do comando técnico da selecção, que sob o seu comando sempre se caracterizou por uma forte união entre os jogadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.