O presidente da associação italiana de jogadores de futebol (AIC), Damiano Tommasi, ameaçou hoje com a possibilidade de uma greve se não for assinado um novo contrato coletivo de trabalho.

«Esta situação já se arrasta desde a temporada passada. Nos últimos meses, decidimos não fazer greve porque o campeonato estava em andamento, mas desta vez, se não se chegar a uma conclusão, não vai começar», disse Damiano Tommasi.

O antigo médio da AS Roma e da seleção italiana, que falava à SkySport24, assegurou que existe por isso um sério risco a pairar sobre o início da próxima temporada, agendada para 27 de agosto.

«O acordo coletivo deve ser assinado antes da época começar. Será difícil para os jogadores não se apresentarem aos jogos, mas os seus direitos têm de ser assegurados, preto no branco», defendeu.

Damiano Tommasi garantiu que o que está em causa «não são questões económicas, mas sim direitos laborais», e sublinhou que «o próprio presidente da federação (FIGC), Giancarlo Abete, defende a necessidade de se assinar o novo acordo».