O Inter de Milão anunciou hoje a contratação do treinador italiano Claudio Ranieri, que substitui o seu compatriota Gian Piero Gasperini, despedido na quarta-feira na sequência da derrota com Novara (3-1).

Ranieri, que orientou, entre outros clubes, Chelsea, Juventus e AS Roma, de onde saiu em fevereiro, tem como principal missão recuperar a confiança da equipa, que segue no 18.º lugar da liga italiana de futebol.

A crise do Inter, que ainda não se encontrou após a conquista da Liga dos Campeões de 2010, com o treinador português José Mourinho, levou a que Gasperini tivesse sido demitido após cinco jogos oficiais.

Ranieri acabou por ser a opção mais ou menos esperada do presidente Massimo Moratti para ocupar a vaga deixada em aberto por Gasperini, e para o qual o português Luís Figo também chegou a ser opção.

A confirmação da saída de Gasperini surgiu na quarta-feira no sítio do Inter de Milão pouco depois de Massimo Moratti ter admitido a saída do técnico, em declarações aos jornalistas.

Sob o comando de Gasperini, o Inter apenas tinha conseguido um empate a zero na receção à AS Roma e perdido todos os outros encontros: o jogo da Supertaça italiana frente ao AC Milan (2-1), a estreia na Liga dos Campeões na receção ao Trabzonspor (1-0) e a deslocação para o campeonato a Palermo (4-3), antes da derrota em Novara, na terça-feira.