O treinador Massimo Ficcadenti deixou o comando do Cagliari e foi vítima da sétima “chicotada” na Liga italiana de futebol, sendo substituído Davide Ballardini.

«Incrível... estamos na 10.ª posição. Não estava à espera disto e não tenho nada que me censurar. Mas, percebi que deixou de haver confiança do presidente (Massimo Cellino)», comentou, em tom amargo, Ficcadenti ao diário desportivo Gazzetta dello Sport.

Depois de um arranque positivo (10 pontos em 15 possíveis nas primeiras cinco jornadas), o Cagliari sofreu no último fim-de-semana, em Atalanta, a segunda derrota consecutiva (1-0), somando já cinco jogos seguidos sem ganhar (mais três empates).

Quanto a Ballardini, que na época passada orientou o Génova, assumirá as funções de treinador do Cagliari pela terceira vez, depois das passagens em 2005 (apenas entre setembro e novembro) e no período entre outubro de 2007 e 2008.

Em 2011/2012, Ballardini é o terceiro treinador do Cagliari, que conta no seu plantel com o médio português Rui Sampaio (ex-Beira-Mar), numa época iniciada com Roberto Donadoni, demitido ainda antes do arranque do campeonato.