O Cagliari, clube da Liga italiana de futebol, foi hoje autorizado a abrir o seu novo estádio aos adeptos, após o cancelamento do jogo frente à AS Roma, no domingo, que lhe valeu uma derrota na "secretaria".

O Observatório Nacional de Eventos Desportivos de Itália concedeu o necessário aval ao emblema da Sardenha, que chegou a desafiar as autoridades na passada semana, colocando à venda bilhetes para uma partida que teria de ser disputada à porta fechada.

Quem lucrou com a suspensão da partida foi a equipa da capital italiana, a quem foram concedidos três pontos, enquanto o Cagliari foi castigado com uma derrota por 3-0, no jogo da quarta jornada do campeonato transalpino.

Por apelar à presença dos adeptos e ter colocado bilhetes à venda, a decisão da administração do clube contrariou os procedimentos legais e burocráticos, nomeadamente testes de segurança, razão pela qual ainda não tinha o aval.

Na passada semana, o presidente do Cagliari, Massimo Cellino, exortou os adeptos a ignorar as autoridades e a comparecerem, pacificamente, no estádio.

O dirigente suspendeu as suas funções na terça-feira, após a decisão de punir o clube com derrota na “secretaria”.