A AS Roma venceu hoje em casa o AC Milan, por 4-2, na 18.ª jornada da Liga italiana de futebol, mas esteve a ganhar por 4-0 e os milaneses só evitaram a humilhação com dois golos no final.

A vitória romana cedo começou a desenhar-se, quando o central internacional argentino Nicolas Burdisso abriu o marcador, aos 13 minutos, mas iria avolumar-se até ao intervalo, por Pablo Osvaldo, aos 24, e o argentino Erik Lamela, aos 30.

Já na segunda parte, o mesmo Lamela aumentou para 4-0, quando faltava pouco menos de meia hora para o jogo terminar, temendo-se que o resultado pudesse atingir foros de humilhação e escândalo para os milaneses.

Valeu-lhes o “tirar o pé do acelerador” por parte dos jogadores romanos, satisfeitos com o resultado, e a reação final que protagonizaram e que lhes permitiu amenizar a derrota, com golos aos 87 e 88 minutos, o primeiro, de penálti, por Giampaolo Pazzini e o segundo pelo ex-barcelonista Bojan.

Antes dos dois tentos dos forasteiros, o brasileiro Marquinhos foi expulso, aos 78 minutos, deixando a AS Roma reduzida a dez unidades.

Com esta vitória, a equipa romana manteve o sexto lugar, agora com 32 pontos, mas deixou o AC Milan, que é sétimo, a cinco de distância.

Nesta 18.ª jornada, a Lázio e a Fiorentina “atiraram” com o Inter de Milão do segundo para o quinto lugar, graças às vitórias de hoje, nas visitas aos terrenos da Sampdória e do Palermo, respetivamente.

Um golo do médio brasileiro Anderson Hernanes, aos 31 minutos, foi suficiente para que a equipa romana da Lázio assumisse o segundo lugar, a oito pontos da Juventus, que sexta-feira venceu o Cagliari por 3-1.

O empate (1-1) que o Inter de Milão cedeu, em casa, frente ao Génova, fez com que os milaneses “caíssem” para o quarto posto, agora a nove pontos da “Juve”.

Por sua vez, a Fiorentina, que soma os mesmos pontos que o Inter, bateu o Palermo por 3-0, com todos os golos marcados na segunda parte: dois “assinados” pelo montenegrino Stevan Jovetic (50 e 83 minutos – o segundo de penálti) e um pelo argentino Gonzalo Rodriguez (89, também de grande penalidade).

Parma e Nápoles também conseguiram hoje vitórias em casa alheia: os primeiros por 2-1, em Bolonha, e os segundos por 2-0, frente ao Siena.

Noutros dois jogos hoje disputados, a Atalanta cedeu um empate (1-1) em casa frente à Udinese e o Torino recebeu e venceu o Chievo Verona por 2-0

A 18.ª jornada abrira na sexta-feira com as vitórias do Pescara sobre o Catânia por 2-1, em casa, e do líder Juventus frente ao Cagliari, na Sardenha, por 3-1.