O AC Milan assegurou hoje o terceiro lugar, que dá acesso ao "playoff" da Liga dos Campeões, na 38.ª e última ronda da I liga italiana em futebol, em que só faltavam decidir as posições europeias.

O emblema "rossoneri", a precisar de ganhar, teve dificuldades no terreno do Siena, que se adiantou por Terzi, aos 25 minutos, mas Balotelli, aos 84, de grande penalidade, e o francês Mexès, aos 87, selaram a reviravolta.

A Fiorentina, que podia ainda lutar pelo "play-off" da “Champions”, goleou por 5-1 no reduto do "lanterna vermelha", o despromovido Pescara, com destaque para o “hat-trick” apontado pelo avançado sérvio Ljajic.

Atrás do terceiro AC Milan (72 pontos) e do quarto Fiorentina (70), ficou a Udinese (66), que garantiu o último lugar de acesso à Liga Europa, após ter goleado o Inter de Milão por 5-2, no Giuseppe Meazza.

A Lázio, que ainda podia lutar pelo quinto lugar, perdeu no reduto do Cagliari por 1-0, e acabou por ser ultrapassada na classificação pela rival AS Roma, que recebeu e venceu o segundo classificado Nápoles por 2-1, resultado construído na segunda parte.

No sábado, a campeã Juventus terminou a prova com uma derrota por 3-2 no reduto da Sampdória, 14.ª classificada, numa partida em que a formação de Turim marcou primeiro, mas viu o adversário fazer a reviravolta no segundo tempo.

Palermo, Siena e Pescara já haviam confirmado a descida ao segundo escalão do futebol italiano por troca com o Sassuolo, Hellas Verona e uma terceira equipa que será conhecida no "play-off" de promoção da Serie B, disputado entre Livorno, Empoli, Novara e Brescia.

O uruguaio Cavani, do Nápoles, foi o melhor marcador da Serie A, com 29 golos, seguido de Antonio Di Natale, da Udinese, com 23.