O brasileiro Kaká considerou hoje, na sua apresentação no AC Milan, que o treinador José Mourinho "não tem culpa de nada" pela sua passagem discreta no Real Madrid, afirmando que o português lhe ensinou "muito sobre futebol".

«Mourinho não tem culpa de nada. Ensinou-me muito sobre futebol e outras coisas, a ter paciência e mais força. E Ancelotti foi muito sincero neste mês e meio em Madrid. O Real tinha outras ideias, novos jogadores, estava a fazer subir jovens à primeira equipa. As vagas eram cada vez menos», disse Kaká.

O médio brasileiro (Ricardo Izecson dos Santos Leite, conhecido no futebol como Kaká) apresentou-se hoje no AC Milan pela segunda vez, dez anos depois da primeira conferência de imprensa como jogador "rossonero". Ao serviço do Milan o brasileiro ganhou em 2007 uma Bola de Ouro, título que distingue o melhor jogador do mundo.

Em seis épocas na primeira passagem pelo Milan, Kaká jogou sempre mais de 30 jogos na Liga italiana por temporada, jogou um total de 270 jogos e marcou 95 golos. No Real Madrid jogou em quatro épocas 84 jogos e marcou 23 golos.

«O Milan é o clube ideal para recuperar a vontade de jogar futebol, que perdi um pouco no Real Madrid», afirmou Kaká numa conferência de imprensa no centro desportivo do clube italiano.

Kaká transferiu-se para os "merengues" em 2009, onde nunca atingiu o destaque conseguido ao serviço do clube italiano.

«No plano profissional, as coisas em Madrid não me correram como queria e como todos esperavam, mas foi uma experiência muito bonita. Cresci muito, também com as dúvidas, as incertezas e as decisões sobre se havia de ir ou ficar. Não gostaria de ficar no Real sem jogar, e por causa dessas situações perdi um pouco a vontade de jogar futebol», explicou.

O médio afirmou estar disposto a jogar de imediato no AC Milan, ao qual chega já depois de começar a liga italiana e com o clube classificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões, onde no grupo H terá de enfrentar o FC Barcelona, o Ajax e o Celtic.

«Para mim este é um grande desafio. Espero um bom Milan, com grandes jogadores, com experiência internacional», sublinhou Kaká.