O Catânia goleou hoje a AS Roma por 4-1 e “ofereceu” o título de campeão da Série A italiana de futebol à Juventus, que só entra em campo na segunda-feira, com uma receção ao Atalanta.

Três dias depois de ser eliminada pelo Benfica nas meias-finais da Liga Europa, num jogo que deixou a “Juve” em estado de choque e por ser o seu estádio a receber a 14 de maio a final, a equipa já pode hoje comemorar o tricampeonato.

A Juventus é o clube com mais títulos em Itália, somando agora 30, contra os 18 de Inter Milão e AC Milan. A equipa pode ainda tornar-se, e quando lhe faltam disputar três jogos para o final, ser a primeira a somar 100 pontos num campeonato.

Atualmente, a “Juve” tem 93 pontos, com três jogos por realizar, seguindo-se a AS Roma, com 85 e dois jogos em falta.

Hoje, no Stadio Angelo Massimino, em Catania, a equipa da casa viu-se a vencer por 2-0 à meia-hora, com um “bis” de Izco (26 e 34), antes do veterano Francesco Totti reduzir para a AS Roma, aos 37.

Mas a surpresa consumou-se no segundo tempo, com a equipa do sul de Itália a marcar novamente: primeiro pelo ex-benfiquista Gonzalo Bergessio, aos 56, e depois por Barrientos (79), assistido pelo mesmo Bergessio.

Na próxima jornada, os romanos podem redimir-se ligeiramente, num jogo em que recebem a Juventus, embora a consagração seja sempre da “vechia signora”.

Em outros jogos da 36.ª jornada, nota para o Torino, que venceu fora o Chievo (1-0) e mantém-se no sexto lugar, o último de acesso à qualificação para a Liga Europa, com mais um ponto do que o Parma, que hoje também venceu, a Sampdoria (2-0).

O Nápoles (terceiro), que no sábado venceu a Taça de Itália, joga apenas na terça-feira, recebendo o Cagliari (15.º), e a Fiorentina (quarta), finalista derrotada da Taça, recebe no mesmo dia o Sassuolo (18.º).

Ainda hoje destaque para o dérbi de Milão, com o AC Milan, afundado no décimo lugar, a receber o Inter, quinto, já sem hipóteses de qualificação para a Liga dos Campeões.